Estudar pelo celular é possível com aplicativos para Android e iPhone (iOS). Diversos programas gratuitos oferecem plataformas colaborativas de perguntas e respostas para que o estudante tire dúvidas e encontre resoluções de forma fácil. Os apps organizam os temas entre as disciplinas, permitindo encontrar rapidamente questões resolvidas sobre português, matemática, física, química, entre outras.

Os aplicativos também permitem selecionar o nível de estudos em que o usuário está adequado, como Ensino Fundamental, Ensino Médio, preparação para o Enem ou concursos. Além disso, alguns deles também oferecem aulas em vídeo com professores para assistir pelo celular. Confira, na lista a seguir, quatro aplicativos para estudar em casa para provas e lições.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Brainly

O Brainly é uma rede social de perguntas e respostas acadêmicas que funciona no computador e no celular. O usuário pode fazer perguntas sobre qualquer assunto digitando no teclado do celular ou capturando as questões com a câmera. Depois disso, poderá aguardar que as pessoas respondam ao seu questionamento, enquanto navega por outras questões já resolvidas por outros estudantes. Assim, é possível estudar e também ajudar outras pessoas compartilhando conhecimento.

O aplicativo mostra, na tela inicial, as questões mais recentes, mas é possível pesquisar qualquer tópico em uma ferramenta de busca inteligente, que exibe sugestões de perguntas enquanto a pergunta ainda está sendo digitada. Também é possível escolher o nível das perguntas, entre ensino fundamental, médio e superior, além de optar por disciplinas específicas ou, ainda, por tópicos que vão cair no Enem.

2. Microsoft Math Solver

O Microsoft Math Solver é um aplicativo que resolve contas de matemática na tela do celular. O usuário pode enviar as questões apontando a câmera do celular para um livro, por exemplo, ou ainda desenhando ou digitando a questão na tela. Após a identificação do problema, o aplicativo mostra o resultado imediatamente, acompanhado de toda a sua resolução e de gráficos.

O aplicativo de matemática resolve questões de álgebra, aritmética, trigonometria, estatística, entre outras possibilidades. Para isso, o teclado do aplicativo fornece todos os símbolos necessários para a confecção das equações de forma completa.

3. Passei Direto

Assim que o usuário abre o Passei Direto, deve informar se está estudando o Ensino Fundamental, Ensino Médio em preparação para o Enem, graduação, pós-graduação ou para concursos, para que o app ofereça condições de estudo personalizadas para o seu nível. O app oferece aulas separadas por disciplinas em um layout moderno, que reúne livros, materiais didáticos e vídeos com aulas ministradas por professores.

A seção de perguntas exibe as questões mais recentes, mas também é possível pesquisar por um tema específico, para encontrar respostas rapidamente. O usuário pode enviar suas respostas para questionamentos feitos por outros alunos, assim como pode abrir novas proposições para abrir discussões na comunidade. Também é permitido curtir perguntas e respostas para validar as questões entre outros usuários, além de salvar os itens para ler depois.

4. Me Salva!

O Me Salva! oferece centenas de vídeo aulas de diferentes disciplinas acadêmicas para o estudante assistir pelo ce

... lular. As lições são ministradas por professores em diversos modelos de vídeo, como em lousas animadas acompanhadas de explicação em áudio. O aluno pode escolher qual nível de estudos deseja assistir, como Ensino Médio, Enem e vestibulares, concursos, engenharia, negócios, entre outras modalidades.

As aulas são separadas por tema, permitindo que o aluno escolha exatamente o tema que deseja estudar. É possível acessar bastante conteúdo gratuito no Me Salva, mas alguns materiais só são liberados no plano pago, que custa a partir de R$ 49,90.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo