O início da Primavera 2020 é o tema do Doodle desta terça-feira (22), exibido na página inicial do Google no Brasil e em outros países da América do Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação tem início às 10h31 de hoje em todo o hemisfério Sul, e se encerra no dia 21 de dezembro, às 07h02, quando começa o verão.

O Doodle mostra um balão colorido e decorado com folhas e flores voando entre nuvens e entre a palavra Google, que está posicionada no céu. No cesto do balão, está um pequeno coelho branco. A ilustração aparece nas versões do buscador para computador e para celular, e também pode ser compartilhada pelas redes sociais.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O fenômeno que marca a chegada da primavera é chamado de equinócio, que acontece quando o sol nasce exatamente no ponto cardeal leste. Quando isso acontece, o dia a noite têm exatamente a mesma duração: 12 horas cada. A partir de hoje, no hemisfério Sul, os dias passarão a ter a maior parte do período com luz solar, enquanto as noites diminuirão gradativamente, até o final do ano.

Segundo o Inmet, a primavera no Brasil é um momento de transição entre as estações seca e chuvosa. Neste período, as temperaturas são mais elevadas nas Regiões Norte, Nordeste e em alguns pontos da parte central do país. Na Região Sul, podem ocorrer fortes rajadas de vento, chuva forte e eventual granizo.

Outono no Hemisfério Norte

Um fenômeno semelhante ao equinócio de Primavera acontece de forma contrária no hemisfério Norte, ou seja, nos países que estão localizados acima da linha do Equador. Lá, o equinócio marca o início do outono, que dura o mesmo período da primavera por aqui.

O Google também está celebrando a chegada da nova estação por lá, exibindo em vários países da América do Norte, Europa e Ásia um Doodle que também contém um balão, mas decorado com folhas secas características do outono e com um esquilo no lugar do coelho.

Outros Doodles pelo mundo

Além dos Doodles dos equinócios, alguns países estão visualizando outras ilustrações na página inicial do Google nesta terça. Na Rússia, o Doodle celebra o 120º aniversário do lingüista, lexicógrafo, professor e autor Sergey Ozhegov. Na Indonésia, o Doodle homenageia o ator, comediante, cantor e compositor Benyamin “Bang Ben” Sueb. Já no Uruguai, a figura lembra o Dia do Professor.

Nos Estados Unidos

... , o Doodle é um lembrete para o Dia Nacional do Registro Eleitoral. A ilustração contém um link que fornece informações sobre as eleições presidenciais do país norte-americano, que acontecem no próximo dia 3 de novembro.

Qual o melhor Doodle do Google? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo