As novas fontes do Instagram para usar nos Stories foram liberadas no início de agosto. Acontece que a novidade, que começou a ser testada pela rede social em abril, ainda não chegou para todos os usuários. Outros, por sua vez, chegaram a receber os novos estilos tipográficos, mas perceberam que eles desapareceram pouco tempo depois. É possível ver várias reclamações sobre a demora para liberar a ferramenta em diversos fóruns da web e no Twitter. Inclusive, segundo o Google Trends, ferramenta de monitoramento de pesquisas, as buscas pela pergunta "por que as novas fontes do Instagram sumiram" estão em ascensão desde a última semana.

Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com procedimentos que podem ajudar a obter ou recuperar as fontes. Vale lembrar que o Instagram costuma liberar os recursos gradualmente, ou seja, nem sempre os usuários recebem as novidades ao mesmo tempo. Por isso, muitas vezes, a única saída é esperar. A seguir, confira cinco dicas para ter as novas fontes do Instagram Stories.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

1. Atualizar o app

Para receber as novas fontes do Instagram Stories, é preciso que a versão mais recente do aplicativo esteja instalada. Por isso, o primeiro passo é acessar a Google Play Store, caso seu celular seja um dispositivo com Android, ou a App Store, se você tem um iPhone (iOS), e verificar se há updates disponíveis para a rede social de fotos. Se houver, basta tocar em "Atualizar" para instalar a nova versão do Instagram.

2. Deslogar e logar de novo

Outra alternativa válida é desconectar a conta e fazer login novamente. Quando você apaga as credenciais de acesso do dispositivo e adiciona os dados outra vez, o Instagram interpreta essa ação como a adição de uma nova conta. O truque pode "enganar" o aplicativo e forçar a incorporação de novos recursos, como as fontes.

Para deslogar do Instagram é preciso abrir as configurações do aplicativo e tocar em "Sair". Em seguida, na tela de login, você deve tocar nos três pontos verticais ao lado da conta e selecionar "Remover". Feito isso, basta inserir o nome de usuário e senha novamente.

3. Desinstalar e instalar o app de novo

Caso o problema persista mesmo após atualizar o Instagram, vale desinstalar e instalar novamente o aplicativo. O processo faz com que o app seja baixado "na íntegra", com todos os updates aplicados. Essa solução é válida nos casos em que algum tipo de falha na transmissão da atualização faz com que as novas fontes não apareçam nos Stories.

Para executar o procedimento, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular, procurar pelo Instagram e selecionar "Desinstalar". Após a remoção do aplicativo, é preciso retornar à página e tocar em "Instalar".

4. Reportar o problema ao Instagram

Também é possível reportar o problema ao Instagram para tentar conseguir as novas fontes dos Stories. O procedimento é simples: no menu de configurações do aplicativo, selecione "Ajuda" e depois "Relatar um problema". No box para reclamações, descreva a situação em detalhes e, se desejar, adicione prints que comprovem a ausência das fontes. Por fim, toque em "Enviar" e aguarde. Infelizmente, o Instagram não fornece prazo para a resolução do problema.

5. Baixar um APK com a versão correspondente

Se nenhu

... ma das dicas acima funcionar, você pode recorrer à instalação de um APK do Instagram com a versão correspondente à adição das fontes. Ao contrário do aplicativo oficial, o APK é uma versão não-autorizada do software original e, por isso, não está disponível na Google Play Store. O processo de instalação, portanto, pode ser uma porta de entrada para vírus e malwares, já que o arquivo não foi verificado pelo Google, não sendo possível determinar se o aplicativo é seguro.

Além disso, é importante ressaltar que o uso de um APK não-oficial fere as diretrizes do Instagram. Por isso, caso você decida prosseguir com a instalação, tenha em mente que sua conta pode ser bloqueada ou banida permanentemente da rede social devido ao uso de apps modificados.

Problemas para marcar os amigos nos posts do Instaram? Veja como resolver no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo