Gabriel ''FalleN'' Toledo, um dos maiores jogadores de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) da história, completa 29 anos de idade neste sábado (30). O capitão da MIBR é conhecido pela habilidade com a AWP, pelo seu senso de liderança e contribuições para a comunidade gamer. Com diversos títulos e conquistas faturadas na carreira, o brasileiro se destacou tanto dentro quanto fora do cenário competitivo do CS 1.6 e do CS:GO. Relembre, a seguir, os cinco principais feitos do pro player que é uma das maiores referências mundiais dos esports.

Bicampeão do Major

Ao lado dos companheiros Fernando ''fer'' Alvarenga, Marcelo ''coldzera'' David, Epitácio ''TACO'' de Melo e Lincoln "fnx" Lau, FalleN conseguiu colocar o Brasil em destaque na era Global Offensive. Defendendo a camisa da Luminosity Gaming e posteriormente da SK Gaming, o capitão liderou seu time e surpreendeu o mundo ao faturar dois Majors em 2016. Foi a melhor fase vivida por uma equipe brasileira na história do game.

A primeira conquista veio em abril, na MLG Major Championship Columbus. A Luminosity cravou 100% de aproveitamento na fase de grupos e eliminou todos os adversários nos playoffs. O torneio marcou a incrível jogada realizada por coldzera na Mirage que, inclusive, ganhou um grafite. Pouco tempo depois, em julho, os brazucas levantaram o troféu da ESL One Cologne após derrotarem a Team Liquid na final.

Segundo melhor do mundo

Também em 2016, FalleN foi eleito o segundo melhor jogador do mundo em premiação entregue pela HLTV. O AWPer ficou apenas atrás do companheiro coldzera. Além dos dois Mundiais, a dupla ainda conquistou a DreamHack Open Austin e a ESL Pro League Season 3 naquela temporada.

O Verdadeiro, apelido de FalleN dado pela comunidade, levou o prêmio de MVP da DH Austin e terminou o ano com 0.73 de KPR, 75.5 de ADR, 1.14 de impact e 1.12 de Rating. FalleN também acumulou a maior porcentagem de open duels vencidos (63.9%), a segunda maior porcentagem de rounds sobrevividos (40.8%) e a segunda maior quantidade de clutchs 1vs1 vencidos na temporada (55).

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

"Stop blowing my mind!"

O capitão da MIBR já protagonizou várias jogadas icônicas na carreira, mas existe uma que definitivamente merece atenção especial. Em 2016, nas semifinais da IEM Katowice, a Luminosity Gaming perdia para a Natus Vincere na Overpass por 12-13. FalleN estava sozinho contra quatro adversários, mas arrumou um jeito de virar o round.

Verdadeiro despistou os inimigos, eliminou Ladislav ''GuardiaN'' e plantou a C4 no bombsite A. Ao se esconder na escada, derrubou Egor ''flamie'' sem scope, Ioann ''Edward'' na sequência e finalmente morreu nas mãos de Danylo ''Zeus''. A enrolação, entretanto, foi o suficiente para o explosivo ser detonado e a Luminosity faturar o round.

A emoção da jogada foi tamanha que o caster britânico Alex ''Machine'' não se segurou e gritou: ''Oh, FalleN, stop blowing my mind!'', que, em tradução livre, significa algo como ''Oh, FalleN, pare de fazer a minha cabeça explodir''. A expressão ficou famosa no cenário e até virou estampa de camiseta vendida pelo próprio atleta.

Presença na Forbes

... Em 2017, com apenas 25 anos de idade, FalleN foi o único brasileiro presente na lista de 30 jovens mais influentes do mundo feita pela revista Forbes. Na época, a publicação norte-americana disse o seguinte do AWPer: ''FalleN é capitão de um dos times de CS:GO mais vitoriosos do mundo. O esquadrão brasileiro faturou em 2016 algo em torno de U$ 1,6 milhões em prêmios.''

Verdadeiro dividiu espaço com nomes importantes dos esports como Noah Whinston (CEO da Immortals), Andy Dinh (fundador da Team Solomid), Zaqueri ''aphromoo'' (jogador de LoL) e Jenny Qian (diretora de operações da Twitch).

Contribuições para o cenário

FalleN participa de dois projetos que alavancam e desenvolvem o cenário profissional de Counter-Strike no Brasil diariamente. Primeiro, fundou a Games Academy – plataforma de ensino online com diversos cursos. As aulas temáticas abordam aspectos técnicos, fundamentos, estratégias, configurações, e até dicas para se tornar um streamer de sucesso.

O capitão da MIBR também faz parte do grupo de investidores da Gamers Club. Trata-se de uma empresa que fornece servidores brasileiros próprios, com sistema anti-cheat diferenciado e diversos campeonatos – tanto online quanto presencial. A principal competição organizada pela entidade é a Gamers Club Master, considerada o ''Major do Brasil''.

Qual é o melhor jogo de tiro na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo