O Microsoft Edge alcançou 7,6% de fatia de mercado e ultrapassou o Firefox como o segundo navegador mais usado do mundo. O programa da Microsoft está atrás apenas do Chrome, que responde por mais de 68% do uso no planeta. A novidade se dá pouco depois que o software foi relançado com base no Chromium, a versão em código aberto da solução do Google.

A mudança torna o navegador do Windows 10 compatível com diversos recursos famosos do rival, ao mesmo tempo em que mantém funções exclusivas que só estão disponíveis para quem opta pelo browser nativo do PC. Veja, a seguir, oito dicas para aproveitar melhor o Microsoft Edge para navegar na web.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Aceita extensões e apps do Chrome

Um dos principais benefícios do novo Edge é a possibilidade de usar extensões do Chrome. O usuário pode obter os plugins por meio da loja do Windows 10 ou diretamente da Chrome Web Store, desde que o recurso seja habilitado no navegador da Microsoft. É possível, por exemplo, instalar a extensão do Google Docs para editar arquivos do Drive offline no computador, uma possibilidade que antes não existia no Edge.

Além disso, você pode criar aplicativos clicando no botão na barra de endereços em sites compatíveis para acelerar a abertura. O recurso permite abrir páginas da web em janelas independentes.

2. Importação de senhas do Chrome

É possível importar todas as configurações do Chrome para o Edge, incluindo senhas salvas na web. O procedimento pode ser feito ao abrir o novo Edge pela primeira vez, ou por meio das configurações a qualquer momento: basta ir até “Seu perfil”, clicar em “Importar dados do navegador”, selecionar o Chrome e se certificar de que a opção “Senhas salvas” está marcada. Se o Edge já tiver algumas senhas salvas, o navegador irá automaticamente substituí-las pelas credenciais salvas no Chrome no momento da importação.

Veja também: como atualizar o Google Chrome no celular

3. Cortana integrada

Buscas realizadas por voz com a Cortana usam o Edge para exibir resultados por padrão. O uso é mais simples na comparação com o Chrome, que requer a instalação de um plugin para desviar os comandos da assistente virtual para o navegador do Google. Na prática, isso significa que o novo Edge permite usar o mesmo navegador para tudo, seja navegação manual ou para ver resultados de buscas.

4. Modo leitura

O Edge tem um Modo de Leitura que remove as distrações e torna mais agradável a leitura de um artigo da Internet. Ao abrir uma página qualquer, basta clicar no botão com ícone de livro que surge na barra de endereços. É possível editar o tema da página alterando cores e fonte do texto, além de ativar um modo de análise gramatical que separa palavras por sílabas e pinta verbos, substantivos e adjetivos de cores diferentes para facilitar a aprendizagem.

5. Ler textos em voz alta

O Edge também permite ler qualquer site em voz alta usando a Cortana. Em qualquer página, o usuário pode acessar as configurações para iniciar o áudio automático ou clicar no botão correspondente dentro do Modo de Leitura. É possível também escolher diferentes estilos de voz e controlar a velocidade de fala

6. Bloqueador de rastreadores nativo

O Edge traz um sistema de bloqueio de rastreadores nativo que ajuda a proteger a privacidade. O recurso vem ativado por padrão e tem três níveis de intensidade: Básico, Equilibrado e Estrito. Cada um deles aplica um tipo diferente de permissão para rastreadores da web e impede a identificaçã

... o do computador para a personalização de anúncios, evitando vazamento de dados pessoais sem o consentimento do usuário. O recurso pode ser ajustado na opção “Privacidade e serviços” nas configurações.

7. Customizar página inicial

O usuário pode personalizar a tela inicial do navegador sem precisar instalar extensões. Ao clicar no botão com ícone de engrenagem em uma nova aba, é possível escolher entre “Em foco”, que traz um visual mais limpo, “Inspirador”, que conta com paisagens de fundo, “Informativo”, com feeds de sites de notícias, e “Personalizado”, que permite escolher elementos dos três últimos layouts para criar uma opção pessoal de tela de entrada.

8. Usar flags para experimentar recursos

Assim como o Chrome, o Edge conta com um menu avançado que permite experimentar funções que não estão disponíveis por padrão. Digite “edge://flags/” (sem aspas) na barra de endereços para explorar opções como a “Tab freeze”, que suspende abas não utilizadas por um determinado tempo para evitar sobrecarga no computador, nos mesmos moldes da extensão The Great Suspender. É preciso, porém ter cuidado: mudar configurações desconhecidas pode prejudicar o funcionamento do navegador.

Quais são os melhores navegadores atualmente? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo