Rainbow Six: Siege (R6) é o título mais recente da franquia Tom Clancy's Rainbow Six. Lançado em 2015 para download no PC e nos consoles Playstation (PS4) e Xbox One, o jogo traz os principais elementos da série: tática, mecânicas de esquadrão e furtividade, assim como seus antecessores. Quase todos os jogos da trama seguem um enredo: impedir uma ameaça terrorista, exceto Critical Hour, Vegas e Vegas 2. Em 2019, a Ubisoft anunciou o lançamento de Rainbow Six Quarantine, previsto para 2020, mas sem data definida. Conheça, a seguir, o significado do termo Rainbow Six e conheça a história dos jogos.

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é 'Rainbow Six'?

Em 1996, nasceu o Red Storm Entertainment, estúdio co-fundado por Tom Clancy, um dos maiores novelistas do mundo, e principal nome do gênero de literatura techno-triller. Surgiu então a ideia de criar um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) de operações táticas, inicialmente baseado nos times de resgate do FBI. O projeto foi abandonado posteriormente em favor de uma unidade mais internacional. Assim, começou a franquia Tom Clancy's Rainbow Six, ou simplesmente, Rainbow Six.

O enredo tem uma premissa padrão: deter uma ameaça terrorista de nível global ou nacional. Para isso, entra em ação a Rainbow (arco-íris, em português), força tarefa-multinacional de operações especiais supervisionada pela Otan. Six (seis, em português) é o título dado ao diretor/responsável pela Rainbow. Todo este conceito é inspirado em Tom Clancy's Rainbow Six, livro lançado por Clancy em 1998, mesmo ano de lançamento do jogo. Apesar disso, ambos têm tramas diferentes, pois o jogo saiu primeiro.

Evolução da franquia

  • 1998 - 1999

Tom Clancy's Rainbow Six (1998) marca a formação da Rainbow, dirigida por John Clark. A primeira missão é resgatar a especialista em biologia Catherine Winston na República Democrática do Congo. Depois, a Rainbow precisa enfrentar a organização eco-terrosita Phoenix Group. Clark & cia retornam em Rainbow Six: Rogue Spear (1999), dessa vez enfrentando diferentes organizações terroristas ao redor do mundo. Estas ou fizeram reféns, ou adquiriram armas de destruição em massa.

  • 2001 a 2005

A trama de Rainbow Six: Take-Down - Missions in Korea (2001) é focada na Coreia do Sul. Nela, a Rainbow é enviada ao país para lidar com a alta de terroristas e atividades criminosas. Já em Rainbow Six: Lone Wolf (2002), Ding Chavez deve encontrar o terrorista Xander Theissan, que contata a Rainbow e informa sobre uma operação de contrabando de armas. O empresário Nikola Gospic foi a ameaça de Rainbow Six 3: Raven Shield (2003). Seu plano era ressuscitar o Fascismo e infectar países com carne contaminada.

A versão para Playstation (PS2) de Rainbow Six 3 (2004) tem outra trama. Nela, a Rainbow responde à ataques terroristas na América do Sul, conduzidos pelo presidente venezuelano Juan Crespo. Ding Chavez e a Rainbow voltam em Rainbow Six 3: Black Arrow (2004) para impedir terroristas de criarem armas de destruição em massa. Em Rainbow Six: Lockdown (2005), Clark e seus agentes enfrentam a Global Liberation Front, uma organização terrorista que planeja lançar o vírus mortal Legion.

  • 2006, 2008 e 2011

Rainbow Six: Critical Hour (2006) é o fim de uma era, com a aposentadoria de John Clark, e Ding Chavez tornando-se o novo Six. As missões se passam em diferentes países, como Brasil e Itália. Chavez segue como diretor em Ra

... inbow Six: Vegas (2006), onde uma crise em Las Vegas tem envolvimento da terrorista Irena Morales, e a Rainbow precisa intervir.

Os traficantes Miguem e Alvarez Cabrero tomam súbito interesse em armas químicas, e tornam-se o novo perigo de Rainbow Six: Vegas 2 (2008), já disponível para Playstation 3 (PS3) e Xbox 360. Em Rainbow Six: Shadow Vanguard (2011), a Rainbow deve impedir que o vírus do Ebola seja espalhado pelo mundo.

  • 2015 e 2020

Rainbow Six: Siege (2015) traz o retorno da Rainbow. Desativada desde 2012, muitas organizações terroristas surgiram desde então. O novo grupo volta com a direção de Aurelia Arnot, sendo Harry Pandey o atual Six. Por fim, Rainbow Six: Quarantine (2020) se passa vários anos no futuro no universo do Rainbow Six. Nele, a organização deve enfrentar uma nova geração de parasitas alienígenas mutantes.

Qual é o melhor jogo de tiro na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo