PUBG Mobile foi substituído na China por Game for Peace, uma versão adaptada do Battle Royale da Tencent para celulares Android e iPhone (iOS). O jogo original foi desligado no país devido a uma série de restrições estabelecidas pelo governo. Para se adaptar às novas regras chinesas, Game for Peace trouxe algumas modificações, que vão desde ferimentos que não sagram até um bolo de aniversário que aparece para o vencedor da partida. Veja, a seguir, cinco curiosidades do novo título.

Uma fortuna em três dias

A Tencent passava por dificuldades com PUBG Mobile na China desde o lançamento do jogo. A empresa não teve permissão do governo chinês para adicionar microtransações no game ou qualquer tipo de monetização. Assim, apesar do título ser popular, a desenvolvedora não conseguia lucrar com ele.

Game for Peace chegou para reverter essa situação. De acordo com a Reuters, o jogo faturou mais de US$ 14 milhões (cerca de R$ 57 milhões) em apenas 72 horas com transições realizadas pela App Store, loja de aplicativos da Apple. O governo da China liberou as microtransações em Game for Peace por ele ser um jogo que exalta características do país e por não ter elementos classificados como violentos.

'Tchauzinho' na hora da morte

Game for Peace é parecido com PUBG Mobile em termos de gráficos e mecânicas de jogo. No entanto, o novo jogo precisou modificar algumas características para ser aceito na China. Além de não ter sangue, quando um adversário é abatido em uma partida, ele não morre. Em vez disso, o personagem se agacha e acena com a mão para indicar que está fora do gameplay.

Homenagem à força aérea da China

Além de adequar o jogo às exigências do governo chinês, Game for Peace faz uma homenagem às forças armadas do país. A própria Tencent afirma que “faz tributo aos guerreiros do céu azul que defendem nosso espaço aéreo”. Ao olhar para o alto em uma partida de Game for Peace é possível ver aviões deixando rastros azuis, vermelhos e amarelos, cores que estão presentes na bandeira da Força Aérea do Exército Popular da Libertação.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Restrição para menores

Como parte das exigências do programa antiviolência chinês, jogos do estilo Battle Royale devem ter restrição de idade e de tempo de uso. Sendo assim, Game for Peace foi o primeiro jogo mobile da China que só pode ser jogado por pessoas com mais de 16 anos e com uma limitação de duas horas diárias para aqueles que estão na faixa dos 16 aos 18 anos. A medida tem como objetivo impedir vícios em jogos eletrônicos do gênero.

Bolo de aniversário para o vencedor

Como Game for Pe

... ace incentiva competições pacíficas em vez da tradicional disputa pela sobrevivência, o jogo dá a opção para os cinco últimos sobreviventes desistirem da partida e todos saírem campeões. Caso isso aconteça, um helicóptero aparece no campo de batalha e resgata os jogadores. Se o jogo prosseguir, o vencedor da partida é presenteado com um bolo de aniversário que aparece no instante da vitória.

Via Reuters e Polygon



>>> Veja o artigo completo no TechTudo