Jax é um campeão de League of Legends (LoL) que sempre esteve presente nas temporadas competitivas. Quando consegue comprar seus itens e atingir seu pico de poder, o personagem é é quase imbatível no late game e consegue preocupar os carregadores. Veja, a seguir, um pouco mais sobre Jax, suas pro builds, seus counters e os pro players que costumam ter boas atuações com o personagem.

Jax no metagame

O Grão-Mestre das Armas, embora tenha tido momentos de fraqueza em sua história no competitivo, sempre encontrou espaço nas principais ligas do game. Desde o seu lançamento em 2012, foi possível vê-lo em todas as temporadas sendo utilizado em campeonatos em geral pelos jogadores da Rota Superior e da Selva. Além de seu poder no late game, destaque para a sua mobilidade e resistência.

Principais counters do Jax

Esse é um dos pontos principais que faz a escolha do Jax precisar ser bem pensada pelos jogadores. Há muitas matchups ruins para o Jax na Rota Superior que podem impedir seu farm e simplesmente tirá-lo de combate. Campeões de longa distância, como Jayce, Gnar e Urgot, podem ser um grande empecilho para o Jax brilhar no decorrer da partida. O mesmo vale para personagens como a Poppy e o Malphite, que têm armas em seus kits que podem anular ou prejudicar os pontos fortes do Jax.

Essa é uma das razões que faz do Jax uma opção mais viável para a Selva, onde o número de confrontos desfavoráveis diminui e ele pode adquirir recursos com mais segurança, além de ter um excelente gank. Apesar de outros campeões terem aparecido muito mais do que o Jax nas ligas principais, como Xin Zhao, Camille, Nocturne e Gragas, não há como ignorar seu potencial nessa rota.

Pro Build do Jax

Há poucas diferenças entre a build do Jax para a Rota Superior e para a Selva. Na Rota Superior, a Runa Conquistador é a opção mais utilizada pelos jogadores em geral, que também optam pela Árvore de Determinação como secundária, onde podem colocar um pouco mais de resistência para o Jax sobreviver por mais tempo na rota. Além disso, a Força da Trindade sempre foi a base do campeão, sendo um item quase que obrigatório para ele mostrar o seu potencial. Outros itens comumente utilizados são a Hidra Titânica, a Fúria de Sterak e o Anjo Guardião.

Os jogador Kim "Kiin" Gi-in, da Afreeca Freecs, e Jorge "Werlyb" Casanovas, ex-Fnatic e atualmente na MAD Lions, utilizaram de ambas as árvores em seus jogos com o Jax em 2018 e adquiriram uma boa porcentagem de vitórias.

Já na Selva, a Árvore de Precisão permanece, mas em vez da Runa Conquistador, os profissionais geralmente optam pela Runa "Pressione o Ataque" para o Jax. Com sua passiva de velocidade de ataque e sua habilidade "Energizar", o campeão pode ativar rapidamente o efeito da runa e ampliar o dano recebido de seu alvo no gank. A árvore secundária varia de jogador para jogador. Há aqueles que optam pela Árvore de Feitiçaria e outros que preferem potencializar o dano com a Árvore de Dominação.

Nas primeiras etapas das ligas de 2018, antes de outros campeões ganharem mais força no metagame da Selva e tirarem o Jax dos holofo

... tes, foi possível ver jogadores como Go "Score" Dong-bin, da KT Rolster, e Danil "Diamondprox" Reshetnikov, da Gambit Gaming, mostrarem o potencial do Jax na Selva com a Runa Pressione o Ataque e uma construção de build, no geral, mais voltada para resistência, iniciando com o Titã Ardente. Porém, não é raro ver jogadores optarem pelo potencial de dano e velocidade de ataque e fecharem com Navalha Sangrenta, sendo também bastante viável.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo