Existem várias histórias e teorias sobre os eletrônicos, inclusive os roteadores. Os aparelhos queimam com raios? Bombril ajuda a melhorar o sinal? Desvendamos essas e mais outros cinco lendas sobre esses dispositivos. Confira e descubra o que é mito, o que é verdade e use sua Internet nem medo.

Quer um mouse pequeno para o seu notebook? Escolha o modelo ideal

Queimam com raio: verdade

Raios na rede elétrica podem fazer com que dispositivos queimem e até mesmo causar acidentes graves (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

O Brasil é atingido anualmente por cerca de 100 milhões de raios, sendo o país campeão na incidência desse fenômeno. E, sim, é verdade que eles podem queimar não só roteadores, como também outros dispositivos eletrônicos como televisões, computadores e celulares.

Isso acontece porque esses dispositivos podem ser atingidos por uma sobrecarga da rede elétrica. Quando um raio a atinge, ele faz com que a tensão da fiação aumente e gere então uma sobrecarga no sistema, podendo danificar aparelhos eletrônicos por meio dessa descarga elétrica que chega por meio de instalações eletrônicas e telefônicas.

Gambiarras ajudam a melhorar o sinal: depende

Lata de alumínio posicionada no roteador (Foto: Raquel Feire/TechTudo)

Se você já ouviu falar que gambiarras, como garrafa de cerveja, lata de batata Pringles e até mesmo Bombril podem ajudar a melhorar o sinal Wi-Fi, preste atenção. A verdade é que até podem ajudar, dependendo de como forem posicionadas em relação ao roteador. Porém, é preciso prestar atenção, porque o resultado pode ser o oposto do esperado.

Isso acontece porque, dependendo do material usado e do ângulo do formato das peças, elas podem acabar atrapalhando o sinal se não forem usados corretamente. O sinal vai rebater na lata ou esponja de aço, mas não necessariamente será enviado em direção ao dispositivo que precisa captar essa onda.

Microondas e secador de cabelo atrapalham o sinal: verdade

Secador de cabelo pode interferir no sinal Wi-Fi (Foto: Divulgação/Taiff)

Muita gente já escutou dizer que aparelhos domésticos como micro-ondas e até o secador de cabelo podem interferir no sinal de Wi-Fi, e essa “lenda” é verdade. No caso do micro-ondas, isso acontece porque ele opera na mesma frequência que o roteador. As ondas que o equipamento emite ao esquentar a comida podem acabar vazando, mesmo que seja pouco, e “espalhar” as ondas do Wi-Fi, piorando o sinal.

Com o secador o motivo é outro, mas também é verdade. O caso dele é o mesmo que diversos outros aparelhos eletrônicos domésticos conectados a uma mesma rede de energia. Eles geram um ruído na tomada, que lembra o “chuvisco” nas TVs antigas quando alguém ligava uma batedeira, por exemplo. A forma de conter esse problema é dimensionando e instalando corretamente os circuitos elétricos do ambiente.

Desligar na tomada estraga: mito

... ZDGgeKxXuoO04EvqzNX3-LeEVQ=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/05/22/screen_shot_2014-03-13_at_23013_pm.png" alt="Desligar direto na tomada não danifica roteador a curto prazo (Foto: Divulgação/Parce One)" height="461" width="695">Desligar direto na tomada não danifica roteador a curto prazo (Foto: Divulgação/Parce One)

O assunto gera diversas discussões e controvérsias, sendo complicado dar uma resposta definitiva. Porém, sabe-se que desligar o roteador diretamente na tomada não provoca danos a curto prazo ao aparelho, mas pode reduzir sua vida útil. Isso pode variar de acordo com a marca, condições do ambiente e até mesmo a voltagem da sua residência.

Contato que não seja um procedimento rotineiro, certamente não irá trazer grandes problemas e danos ao seu aparelho. Ainda assim, o recomendado é só desligar abruptamente em situações esporádicas para evitar que o roteador acabe sendo danificado por esse motivo.

Quais são os 20 maiores mitos sobre computadores? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais antenas, maior alcance: mito

Roteador com mais antenas conta com maior alcance de sinal? Descubra (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

A lenda de que um roteador com mais antenas tem um alcance maior do que os modelos com menos antenas é, na verdade, apenas um mito. A verdade é que a quantidade de antenas pode, sim, trazer melhorias para o aparelho e experiência do usuário, mas elas não estão relacionadas ao alcance do sinal de Internet.

Porém, o número de antenas pode fazer a diferença quando o assunto é velocidade, por exemplo, pois com mais antenas, o tráfego de dados fica dividido entre elas, permitindo mais agilidade. Outra vantagem é maior estabilidade do sinal, pois, quando o roteador só possui uma antena, um tráfego de dados muito intenso irá congestioná-la, travando ou provocando lentidões.

Reiniciar o aparelho faz a Internet voltar: verdade

Reiniciar o aparelho pode restabelecer a conexão com a Internet (Foto: Divulgação/TP-Link))

Sempre que os usuários reclamam de problemas com a Internet, a primeira coisa que os atendentes das operadoras pedem é que o roteador seja reiniciado. Mas será que é possível restabelecer a conexão dessa forma? Sim, é possível. Isso pode acontecer principalmente pelo travamento de portas, impedindo que os computadores e outros dispositivos recebam o sinal de Internet.

Para resolver este problema, é realmente necessário desligar e ligar novamente o seu aparelho, confirmando a veracidade da “lenda” sobre os roteadores. Quando ele é reiniciado, as portas são destravadas e o sinal volta a fluir normalmente para os computadores e demais dispositivos.

Outros roteadores podem atrapalhar: verdade

Ter mais aparelhos por perto pode atrapalhar o sinal (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Ter outros roteadores próximos ao seu podem, sim, interferir e atrapalhar o sinal do Wi-Fi. O problema ocorre principalmente em condomínios de casas e prédios, em que muitos roteadores emitem sinal em canais idênticos. Quando isso acontece, um acaba interferindo no outro, e prejudicando o usuário.

Cada dispositivo vem com cerca de 16 canais diferentes, mas pode ocorrer que eles tenham sido configurados no mesmo, se tornando propício à interferências. Caso seu sinal esteja ruim e o ambiente seja dessa forma, uma solução para tentar resolver o problema é configurar o roteador em outro canal.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo