F1 2016 é o novo título da franquia automobilística da Codemasters. Lançado para PC, PS4 e Xbox One, o game de corrida recria fielmente todos os circuitos, pilotos e equipes da atual temporada do esporte. Confira dicas para dominar o jogo e levantar o troféu de primeiro colocado em todos os GPs.

Veja trailer com os carros de F1 2016 em ação

Carreira de respeito

Ausente na versão 2015, o modo carreira está de volta em F1 2016. Aproveite e experimente tudo que for possível, já que uma boa performance nas pistas é recompensada com pontos que podem fortalecer seus atributos e fazer o carro render mais. 

Jogar cada corrida e teste do modo carreira em F1 2016 traz recompensas (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Também é bom ficar de olho nas exigências estabelecidas por sua escuderia. Quanto melhor o time, mais difíceis serão os resultados esperados. Ficar aquém da meta pode lhe tirar o cargo de primeiro piloto da equipe, o que atrapalha os rumos do campeonato.

Treinar, treinar, treinar…

É tentador partir logo para as corridas e competir pelo título do mundial de pilotos de cara. Muitos jogadores selecionam a dificuldade mais baixa e competem nas corridas como se F1 2016 fosse um jogo arcade. Não há nada de errado, mas isto dificilmente forma campeões.

Faça muitos treinos livres em F1 2016 (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

O melhor amigo dos pilotos profissionais é o treino livre: aproveite o modo para decorar cada detalhe dos circuitos. Onde acelerar e frear, qual o melhor ângulo para tangenciar as curvas, fazer o estilingue e sair delas com a maior aceleração possível. Memorizar as pistas é o primeiro passo para o sucesso.

Experimente vários acertos

Ainda no treino livre, aproveite para cair de cabeça nos pormenores técnicos dos veículos. De Nelson Piquet a Rubens Barrichello, todo grande piloto precisa entender um pouco de mecânica e saber fazer os melhores acertos para os carros.

Aprender a ajustar o carro faz toda a diferença em F1 2016 (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Aqui, a prática leva à perfeição. Comece experimentando alguns ajustes pré-programados de fábrica pelo game. Veja como cada detalhe influencia na aderência do veículo, ou o quanto o ângulo da asa faz ou não o carro escapar. Tenha um acerto em mente para circuitos cheios de retas como Monza, e outro totalmente diferente para os lentos e repletos de curvas, como Mônaco.

Desligue as assistências de pilotagem aos poucos

Não é fácil pilotar um carro de Fórmula 1. Felizmente, a Codemasters incluiu diversas ferramentas para facilitar o esporte, desde freios automáticos até um desenho do traçado ideal, indicando o momento recomendado para frear e acelerar.

São ótimos recursos para começar a entender as corridas, mas não conte com eles por tempo demais: como a

... s rodinhas de uma bicicleta, eles impedem que o veículo atinja o rendimento máximo. Tente migrar para o câmbio manual e desligar os demais handicaps o mais rápido possível.
F1 2016: tente migrar para o câmbio manual o quanto antes (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Segurança e inteligência

Pela primeira vez na série, o safety car aparece quando acontecem acidentes sérios ou a pista fica abaixo das condições ideais para pilotagem. Como no esporte real, sua entrada pode definir os rumos da corrida.

Se você ainda precisa fazer um pit stop e trocar os pneus, não há hora melhor. Afinal, seus adversários estarão pilotando em velocidade reduzida, o que diminui consideravelmente o tempo que você perde entrando nos boxes.

F1 2016: tente usar o safety car para adiantar um pit stop (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Jogue limpo

Ninguém gosta de pilotos sujos que, ao menor sinal de desespero, atiram os carros para cima dos rivais. Esta dica pode não melhorar o seu desempenho ou a performance do carro, mas o torna um bom competidor: jogue limpo, respeite os demais e evite estragar a corrida alheia por frustração. 

Qual é o melhor jogo de Fórmula 1? Comente no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo