O Google Meet é uma ferramenta do Google para realizar videochamadas com até 100 participantes. Antes da pandemia de Covid-19, ela estava disponível apenas para assinantes do GSuite, mas foi liberada gratuitamente até 30 de setembro para todos os usuários. A ferramenta está sendo bastante utilizada para realizar aulas online e reuniões de trabalho por causa do isolamento social, e passou dos 5 milhões de downloads em março para 50 milhões de instalações na Play Store nesta segunda-feira (18).

O Meet permite a todos os usuários apresentarem a tela para os participantes, gravar a reunião para assistir mais tarde e não há limite de tempo para as videochamadas. A ferramenta está disponível para computadores com sistema operacional Windows ou macOS, e para celulares Android e iPhone (iOS). Confira a seguir algumas dicas para aproveitar melhor as ferramentas disponíveis no Google Meet.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: Como fazer uma chamada de vídeo em grupo no WhatsApp

Prepare-se antes de entrar na reunião

Antes de entrar em uma sala de reunião do Google Meet, o usuário pode visualizar sua imagem para ajustar o posicionamento do vídeo e verificar se a iluminação está boa. Nessa janela é possível desativar a câmera e o microfone, que é o mais recomendado antes de entrar na chamada, pois evita que o usuário apareça desarrumado ou falando sozinho. Para desativar o vídeo e o microfone, basta assinalar os símbolos dos equipamentos que aparecem na janela. Ao desativá-los, o botão do microfone e da câmera ficarão vermelhos.

Teste a qualidade de seu vídeo

O Meet permite que os usuários alterem a qualidade do vídeo. Na maioria das vezes, as câmeras são configuradas automaticamente para a qualidade mais baixa, de 360p, para evitar que o Meet consuma muita Internet. Entretanto, para ter uma imagem nítida de sua câmera, o usuário pode alterar a qualidade para 720p ao selecionar os três pontos, na parte inferior da chamada, ir até “configurações” e escolher as opções de vídeo.

Use atalhos

Para otimizar o tempo nas chamadas, os usuários podem usar atalhos para as funções mais básicas do Google Meet. Para ativar ou desativar a câmera, no Mac, utilize o atalho ⌘/Ctrl+e. Já para habilitar ou desativar o microfone, o atalho é ⌘/Ctrl+d. A lista com todos os atalhos do Meet está disponível a partir do comando shift+? durante uma reunião.

Compartilhe apenas uma aba do Chrome

Nas reuniões online, é muito comum apresentar a tela com ideias, documentos e slides. O Meet possui três opções de compartilhamento: apresentar a tela toda, apresentar uma janela e apresentar uma aba do Chrome. As mais recomendadas são as opções que apresentam apenas a janela selecionada pelo usuário, pois evita que os outros participantes vejam tudo o que o usuário está fazendo no computador.

Para compartilhar apenas uma guia do Chrome, basta selecionar a opção “Apresentar agora”, assinalar o modo de apresentação e escolher a aba do Chrome que deseja compartilhar com os demais participantes.

Desabilite o áudio durante a fala de outra pessoa

Para evitar interferências ou eco durante a fala de outro participante, desabilite o seu microfone. O ideal é que todos os usuários deixem o microfone desligado durante a chamada e só habilitem quando quiserem falar. Para isso, basta selecionar o ícone do microfone exibido na tela. Com o microfone desligado, o símbolo ficará vermelho e riscado, indicando que o áudio do usuário não está disponível na reunião.

Altere o layout de visu

... alização

A visualização padrão das reuniões no Google Meet permite ver em destaque a pessoa que está falando e, na barra lateral, as que falaram há pouco tempo. Entretanto, é possível alterar o layout para visualizar todos os participantes em blocos, ver apenas quem está falando ou manter a visualização lateral. Para isso, basta selecionar os três pontos durante a chamada e selecionar “Alterar layout”. Em seguida, o Meet exibirá as opções disponíveis ao usuário.

Grave as chamadas

Caso alguns usuários não consigam entrar na reunião no horário combinado, é possível gravar a chamada para assistir depois. O recurso é bastante utilizado nas aulas ao vivo, para que nenhum aluno perca o conteúdo apresentado. Para gravar uma reunião do Google Meet, basta selecionar os três pontos na parte inferior da chamada e escolher “gravar reunião”.

O app solicitará o consentimento, que deve ser confirmado para iniciar a gravação. Ao finalizar, seguindo o mesmo caminho, o vídeo ficará disponível no Google Drive do usuário que criou a sala. Dependendo do tamanho da gravação, o vídeo demora algumas horas para ser disponibilizado.

Via Mashable

Qual é o melhor doodle do Google? Deixe a sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo