O aplicativo Poupatempo Digital foi anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo nesta quarta-feira (6). A iniciativa visa facilitar solicitações remotas de cidadãos, sem a necessidade de sair de casa em meio a pandemia da Covid-19. Disponível para Android e iPhone (iOS), o app permite realizar consultas a mais de 60 serviços públicos e mais de 40 serviços digitais já disponíveis no site do Poupatempo do estado, dentre os quais destacam-se o acesso aos serviços da Sabesp, de educação, veículos, habilitação, além de serviços remotos oferecidos por algumas prefeituras do estado. Em meio ao período de isolamento provocado pelo novo coronavírus e defendido pelo governador João Dória, serviços públicos presenciais como o Poupatempo encontram-se fechados como parte das medidas de combate à propagação da Covid-19.

Solicitações e consultas devem ser feitas pelo aplicativo ou pelo Portal Poupatempo (poupatempo.sp.gov.br), que podem incluir a emissão de boletos de 2ª via, serviços de documentação, tais como certidões de atestado de antecedentes criminais e status e declaração de extravio de RG, além dos serviços da CDHU. Confira a seguir como acessar os principais serviços oferecidos pelo app Poupatempo Digital.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Solicitar segunda via, renovação ou CNH definitiva

Para fazer solicitações como a emissão de boletos de 2ª via, certidão de prontuário, renovação de CNH ou, ainda, a solicitação de CNH definitiva, basta acessar a aba "Serviços". Em seguida, toque sobre "Documentos Pessoais" e em "CNH".

As abas contendo cada um destes serviços encontram-se separadas, mas o passo a passo para acessá-los é bem parecido: basta prosseguir com as solicitações no app preenchendo alguns dados, como CPF, data de nascimento e CEP. Depois de finalizar a solicitação, basta pagar as taxas cobradas, quando houverem, em um banco conveniado ao estado e os documentos serão enviados para o seu endereço.

2. Declarar extravio do RG e ver status de emissão do documento

Caso você tenha perdido seu documento de identificação, o app possibilita que a declaração de extravio seja feita de forma virtual. Para declarar extravio de RG ou para acompanhar o status de emissão, vá na aba "Serviços" e toque sobre "Documentos Pessoais".

3. Consultar IPVA 2020 e multas

Para realizar consultas de IPVA, CRLV e multas, basta acessar a aba "Veículos" em "Serviços". Documentos como CRLV também ficam disponíveis digitalmente após o pagamento das taxas referentes à solicitação, e o acesso pode ser feito pelo app Carteira de Trânsito Digital.

Para consultar o IPVA, tenha em mãos a placa e o número Renavam do veículo. Adicione-os nos locais indicados e toque sobre "Consultar". Já para acessar multas, é necessário cadastrar o veículo no app pelo botão "+". Além disso, também é possível pesquisar laudos de débitos e restrições de veículos de terceiros pelo app, o que pode facilitar a consulta de quem quer adquirir um automóvel já usado.

4. Serviços da CDHU

O Poupatempo Digital também permite acessar serviços de habitação através da CDHU, que incluem solicitações de 2ª via de boletos e carnês, além do chamado boleto agrupado. Também podem ser solicitados acordos de débitos à CDHU, bem como informações de saldo devedor, situação financeira e de seguros habitacionais. Pelo app, também podem ser consultadas as i

... nscrições e os programas habitacionais oferecidos, além de informações sobre troca de titularidade de imóveis.

5. Consultar contas da Sabesp

As contas de água, esgoto e saneamento também podem ser consultadas pelo app. Para solicitar 2ª via de contas ou de parcelas de acordo da Sabesp, basta acessar a aba "Água, Esgoto e Saneamento" em "Serviços" e tocar sobre as pastas referentes. Você também pode informar um pagamento realizado pelo aplicativo clicando sobre "Informar pagamento da Sabesp".

6. Serviços para alunos da rede estadual

Os alunos da rede estatual de ensino também podem utilizar o app para consultar a matrícula e o boletim escolar. Pelo app, podem consultar seu número de registro "RA" e mostrar interesse em transferências escolares. Os alunos também podem consultar documentações escolares, como as declarações de matrícula e de conclusão.

Como obter a CNH definitiva pela Internet? Descubra no Fórum o TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo