Muitos usu?rios de smartphones acreditam que est?o imunes aos v?rus e golpes online. Saiba que esses ataques n?o s?o limitados aos computadores: as navega??es pelo celulares tamb?m est?o na mira de muitos cibercriminosos. Para entender melhor do assunto, conhe?a as principais amea?as online que atingem usu?rios de smartphones e saiba como se proteger.

Veja 3 formas de desinstalar um app no Android e ganhar espa?o no smart

Conhe?a os riscos no smart e se proteja de v?rus (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Aplicativos

Quem nunca saiu instalando aplicativos para testar a fun??o? Se esse ? o seu caso, fique atento, porque eles podem ser portas de entrada para a instala??o de v?rus e malwares no seu smartphone. Para se proteger, o ideal ? sempre baixar os apps de sites oficiais, como Google Play, para Android ou App Store, no iOS. H? riscos em instalar APKs (compilado do aplicativo) de sites externos, j? que voc? n?o pode verificar quais s?o as reais fun??es e se aquele aplicativo tem um v?rus escondido.

No entanto, n?o s?o apenas os apps externos que devem ser focos de preocupa??o: segundo a PSafe, milhares de aplicativos da loja do Google tamb?m est?o infestados. Ent?o vale dar uma olhar o n?mero de downloads, coment?rios dos outros usu?rios ou conferir a opini?o no TechTudo Downloads para ter certeza se ? v?lido baixar o aplicativo, ou se tem um mais seguro dispon?vel.

Aplicativos tamb?m podem transmitir v?rus para o celular (Foto: Isadora D?az/TechTudo)

Normalmente, fun??es ?milagrosas? que prometem espionar, encontrar telefones e mais, tudo de forma gratuita s?o iscas para amea?as, por isso desconfie quando for uma oferta boa demais. Al?m disso, antes de instalar veja quais fun??es o aplicativo tem acesso, para n?o ser v?tima de v?rus.

Phishing

Fique de olho em links suspeitos, afinal os navegadores de Internet de celulares tamb?m podem ser infestados dos v?rus. A pr?tica de phishing busca ?enganar? o usu?rio com uma p?gina falsa, por exemplo, para conseguir coletar dados pessoais ou at? financeiros. E isso pode dar muita dor de cabe?a mais tarde, com o uso indevido do cart?o de cr?dito.

A dica para se proteger ? nunca clicar em links suspeitos, mesmo que tenha sido enviada por amigos do WhatsApp ou demais mensageiros m?veis. O celular da pessoa pode estar infectado e disseminando esse link para fazer um maior n?mero de v?timas, sem o conhecimento do usu?rio. Ent?o, n?o custa nada perguntar do que se trata antes de ?sair abrindo qualquer p?gina.

O mesmo vale para a navega??o na Internet. Segunda a PSafe os navegadores m?veis s?o ainda mais suscet?veis a ataques j? que n?o tem uma prote??o t?o completa quanto a vers?o desktop. Vale a pena ficar de olho em qual site voc? est? acessando, principalmente quando for fazer comprar online. Garanta que aquele link ? realmente da loja em quest?o e n?o uma p?gina redirecionada.

Vale a pena migrar do Android para o Windows Phone??Veja no F?rum do TechTudo

Mensagens SMS

Ela parecem inofensivas, mas podem tamb?m fazer v?timas de golpes ou redirecionar para a instala??o de v?rus. A mensagem normalmente cont?m alguma vantagem para o usu?rio, como um ?pr?mio? ganho ou ofertas boas demais para ser verdade. Ent?o o mesmo vale para SMS: n?o abra links ou sites que voc? n?o conhece, ou que parecerem suspeitos.

... 695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/03/18/xperia-z2-8.jpg" alt="Fique de olho nas mensagens SMS (Foto: Anna Kellen/TechTudo)" height="463" width="695">Fique de olho nas mensagens SMS (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Al?m do problema do spam, j? que o SMS ? utilizado por muitas empresas para fazer propaganda, ignore mensagens de n?meros desconhecidos. Ao responder com informa??es pessoais ou tocar em qualquer link voc? corre o risco de ter seus cr?ditos drenados e uso indevidos de seus dados.

Celular offline ou desligado

Mesmo com o celular sem conex?o com a Internet, alguns v?rus j? instalados podem continuar ativos no seu smartphone. Al?m disso, recentemente foi descoberto at? um malware para Android que ?finge? desligar o celular mas continua ativo, registrando imagens, conversas e dados dos usu?rios. Ent?o vale se precaver sempre para n?o cair em golpes.

Antiv?rus

Meu celular precisa de um antiv?rus? A resposta ? sim. Apesar do que muitos usu?rios pensam, n?o ? s? o computador que precisa de um bom antiv?rus para ajudar a se prevenir no dia a dia. E isso vale para todos os sistemas operacionais, principalmente o Android, que ? mais suscet?vel ? ser contaminado com v?rus. Est?o dispon?veis diversas op??es gratuitas, ent?o n?o h? desculpas para adiar: procure e instale no seu celular para n?o correr mais riscos. Para ajudar, o TechTudo tem algumas op??es de antiv?rus gratuitos para proteger o seu Android.

Atualiza??o

Por fim, e n?o menos importante, est? a atualiza??o do sistema m?vel. Al?m das novidades de visual da nova interface, as atualiza??es servem principalmente para a empresa da plataforma corrigir erros e falhas de seguran?a no sistema, que tenham sido detectados. Assim, o usu?rio utiliza uma vers?o mais segura para suas atividades di?rias.

Atualiza??o ? importante para manter sistema do smart seguro (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

E isso vale para iPhone, Androids, Lumias e demais dispositivos. Sistemas sem atualiza??es acabam tendo mais brechas para ataques de v?rus e vulnerabilidades. Ent?o veja nos tutoriais do TechTudo como atualizar seu Android, update para iOS e instalar a nova vers?o para o Windows Phone.

Via PSave



>>> Veja o artigo completo no TechTudo