O WhatsApp começou a liberar a ferramenta solicitação de dados da conta. Lançada sob pressão da nova lei de proteção de dados na União Europeia, a função permite ao usuário saber quais informações pessoais o aplicativo tem armazenadas em seus servidores. O recurso chega primeiro à versão beta 2.18.128 do mensageiro para Android.

No tutorial abaixo, veja como solicitar o relatório do WhatsApp com os dados da sua conta, e tenha mais controle sobre sua privacidade. As versões estáveis do mensageiro, tanto para o sistema do Google quanto para iPhone (iOS), deverão receber a ferramenta dentro das próximas semanas.

WhatsApp começa a liberar ferramenta para solicitar dados (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 1. Abra o WhatsApp Beta e toque no menu principal, representado por três pontos. Em seguida, entre em "Configurações".

... 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">

Caminho para configurações do WhatsApp Beta (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Toque em "Conta". Depois, selecione "Solicitar dados da conta".

Indicação para ferramenta de solicitar dados da conta do WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Dê um toque simples sobre o botão "Solicitar relatório". O WhatsApp indicará o tempo em que o documento com seus dados ficará pronto, o que poderá demorar até três dias.

Solicitação de dados daconta do WhatsApp enviada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Quando o relatório estiver concluído, o mensageiro enviará uma notificação. Toque nela para abrir a tela de "Solicitar dados da conta" e, sem seguida, vá em "Baixar relatório". Aguarde alguns segundos até que o download seja concluído. Toque em "Exportar relatório".

Relatório com dados da conta do WhatsApp pronto para ser baixado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Na caixa de confirmação que será aberta, aperte "Exportar". Escolha o serviço pelo qual você deseja enviar o relatório de dados – neste exemplo, o Gmail – e complete a operação no aplicativo de destino. O arquivo é enviado com formato ".zip".

Arquivo ZIP com informações da conta do WhatsApp exportada no Gmail (Foto: Reprodução/Raquel Freire)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo