Digitalizar documentos usando o celular como scanner é a tarefa do CamScanner, um dos principais aplicativos do gênero para Android e iPhone (iOS). O app lança mão da câmera do smartphone para identificar documentos e transformá-los em PDF sem ajuda do PC. Depois de salvos, os documentos podem ser compartilhados de diversas maneiras, como e-mail, WhatsApp, Google Drive, entre outros. O software é grátis para baixar e não requer login para liberar as principais funções.

Veja nas linhas a seguir como transformar páginas impressas em arquivos digitais apenas com o smartphone. Os passos foram reproduzidos em um Galaxy S8 com Android 8 Oreo.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. No primeiro acesso ao CamScanner, o aplicativo poderá solicitar a criação de uma conta, mas o cadastro não é necessário para usar as funções. Toque em “Usar agora” para pular e abrir a tela inicial. Toque no botão no canto inferior direito para abrir a câmera ou em “Importar da galeria” no menu superior para começar a digitalizar.

Passo 2. Se a captura for realizada na hora, mire o documento com a câmera do celular, preferencialmente em local com boa iluminação. Ao avançar, o CamScanner abre um editor que permite cortar as bordas, ajustando os cantos para evitar que coisas desnecessárias apareçam na digitalização.

Passo 3. Se o documento for longo demais, opte pela captura em lote na câmera, que permite digitalizar tudo de uma vez antes de editar.

Passo 4. Na sequência, o aplicativo executa uma otimização automática que ajusta a foto para um aspecto de digitalização. Toque no topo para definir um nome para o documento. Em seguida, use o botão à direita do rodapé para salvar.

Passo 5. No final do procedimento, toque no botão de compartilhamento e selecione a opção “PDF”. O apli

... cativo irá mostrar todos meios disponíveis para transferir o documento, como e-mail, Google Drive e WhatsApp. Volte sem escolher nenhum app para apenas manter o arquivo salvo na memória.

Como transformar uma pasta de arquivos em PDF? Usuários respondem no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo