A Intel revelou que lançará novos SSD Optane em 2016, usando a tecnologia 3D Xpoint, que rompe com o padrão NAND flash tradicional. Os novos SSD se destacam pela promessa de performance mil vezes melhor do que os discos de estado sólido atuais e pelo fato de que, segundo a Intel, sua durabilidade será também mil vezes maior.

Detalhes do Skylake são revelados e Intel destaca desempenho gráfico

O lançamento dos Optane foi confirmado durante a apresentação da Intel na IDF (fórum para desenvolvedores da Intel) 2015.

Durante apresentação na IDF, Intel anunciou o Optane e comparou a performance do novo SSD com versões atuais no mercado (Foto: Divulgação/Intel)

Embora a perspectiva de desempenho mil vezes superior seja bastante atraente, a novidade mais interessante do lançamento é a vida útil mil vezes maior. SSDs atuais possuem vida útil mais curta do que aquela permitida pelos discos rígidos magnéticos.  A razão para que os discos sólidos, construídos no padrão NAND, tenham duração mais curta é que os módulos que registram as informações acabam sofrendo desgaste com o tempo em virtude dos processos de escrita.

De acordo com a apresentação, os discos 3D Xpoint não terão esse problema. Ao passo que um SSD atual da própria Intel tem vida útil estimada pelo fabricante de três anos (em situação de uso realmente pesado. Na sua casa, o disco duraria muito mais do que isso), os novos Optane terão durabilidade equiparável a qualquer disco rígido mecânico do mercado, e isso é bastante importante.

SSD funcionando em conjunto com o HD deixa o Windows mais rápido? Dê a sua resposta no Fórum do TechTudo!

... >

Em relação à informação de que o Optane seria mil vezes mais rápido que outros SSD, a Intel não esclareceu exatamente de que velocidade estava falando. O que se sabe sobre os Optane é que eles atingem velocidades IOPS (sigla, em inglês, para “operações de entrada e saída por segundo”) que são sete vezes maiores do que os SSD atuais da própria Intel.

Via WCCFTech e Intel



>>> Veja o artigo completo no TechTudo