A Copa do Mundo recebe uma homenagem do Google, nesta terça-feira (19), com seis Doodles diferentes dos países que jogam no sexto dia de campeonato. As ilustrações alternam entre si e aparecem toda vez que a página de buscas é atualizada. Os desenhos representam as nações que se enfrentam hoje: Colômbia e Japão (partida que ocorre às 9h, no horário de Brasília), Polônia e Senegal (que competem ao meio-dia), e Rússia e Egito (último jogo do dia, às 15h).

A série especial de Doodles, idealizada pelo Google, foi criada por ilustradores nativos dos países que competem na Copa do Mundo de 2018. Hoje, os artistas Diego Cadena Bejarano (Colômbia), Shinji Tsuchimochi (Japão), Świętosław "Slawek" Fedorczuk (Polônia), Pamplemus (Senegal), Arina Shabanova (Rússia) e Shennawy (Egito) são os responsáveis por ilustrar o que o futebol significa para seus países. O projeto tem como objetivo comemorar a riqueza da diversidade cultural e o talento das 32 nações participantes do mundial.

Doodles retratam os países que jogam neste sexto dia de Copa (Foto: Reprodução/Google)

Colômbia

A ilustração de Diego Cadena Bejarano tem um menino chutando a bola para o gol e pessoas ao redor. A trave e o campo são representados pelo tradicional chapéu do país. Bejarano afirma que o futebol é uma paixão na Colômbia e o campeonato é um momento de união entre as nações, deixando as diferenças de lado.

... -container" style="padding-bottom: 46.1870503597%;">

Doodle da Colômbia representa partida de futebol e pessoas vibrando ao redor (Foto: Reprodução/Google)

Japão

Shinji Tsuchimochi criou o Doodle do Japão. Nele, as pessoas vibram no estádio com a partida de futebol. Para o ilustrador, a modalidade se caracteriza como um esporte familiar usado como tema de histórias em quadrinhos e animação.

Doodle do Japão mostra torcida no estádio assistindo ao jogo (Foto: Reprodução/Google)

Polônia

O Doodle da Polônia, feito por Świętosław "Slawek" Fedorczuk, mostra pessoas de diferentes idades assistindo ao jogo na TV. Em um quadro na casa, está a imagem de jogadores em um campo de futebol, com destaque para um jovem segurando a bola. Esse rapaz, agora idoso, não joga mais e apenas acompanha a partida. Segundo Fedorczuk, o futebol conecta fãs de todas as gerações, desde crianças à terceira idade.

Doodle da Polônia ilustra diferentes gerações assistindo à partida de futebol (Foto: Reprodução/Google)

Senegal

Pamplemus ilustra o Senegal com pessoas cantando e tocando instrumentos em barcos e outras vibrando dentro de um veículo. A bola é representada por um leão, símbolo do país, nas cores da bandeira. Ela está na areia e posicionada no centro do desenho. Para o artista, as pessoas costumam jogar futebol na praia, à noite, com a família e conversar sobre os jogos.

Doodle do Senegal destaca o símbolo do país nas cores da bandeira (Foto: Reprodução/Google)

Rússia

O Doodle da Rússia, criado por Arina Shabanova, traz uma partida de futebol e pessoas na torcida. No fundo do desenho, aparece a principal atração do país-sede da Copa de 2018: a Catedral de São Basílio. De acordo com Shabanova, essa modalidade não é apenas um jogo, mas também um espetáculo que reúne pessoas.

Doodle da Rússia mostra uma partida de futebol e ao fundo a principal atração do país (Foto: Reprodução/Google)

Egito

Com a mesma ilustração do segundo dia de Copa, feita por Shennawy, o Egito foi representado por dois meninos jogando futebol na rua, enquanto outras pessoas assistem a um jogo na TV. O artista afirma que a modalidade é a “alma do povo”.

Doodle do Egito por meninos jogando futebol na rua (Foto: Reprodução/Google)

Qual o melhor Doodle do Google? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo