O Google Lens é uma ferramenta bastante simples e intuitiva para identificação de textos e objetos no mundo real. O aplicativo é capaz de reconhecer cartazes, livros, filmes, produtos, plantas, pontos turísticos, celebridades, entre outros. Porém, se o usuário quiser visualizar seu histórico de utilização, essa opção não está disponível dentro da própria ferramenta.

É preciso acessar as configurações do Android para obter essas informações. No tutorial a seguir, saiba como ter acesso a tudo que você já fez com o recurso do Google. Os procedimentos foram realizados em um Xiaomi Mi A1 com Android O (8.0), mas também servem outros smartphones.

Usuário pode ver seu histórico de atividades no Google Lens (Foto: Isabela Cabral/TechTudo)

Passo 1. Vá até os ajustes do Android, em “Configurar”, e acesse o menu “Google”.

... 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">

Acesse as configurações do Google no smartphone (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 2. Acesse a primeira opção, “Conta Google”.

Entre nos ajustes e informações de sua conta Google (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 3. Deslize a tela até encontrar a opção “Gerenciar seus dados e personalização”.

Vá até a seção de dados e personalização (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 4. Na seção que será aberta, “Dados e personalização”, procure por “Minha atividade”. Ao tocar no botão, você será levado à página do Google com todo seu histórico de atividades dentro dos serviços da empresa. Para fazer a filtragem, pressione em “Filtrar por data e produto”.

Acesse o histórico geral de atividades do Google (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 5. Selecione a opção “Google Lens” e toque em “Aplicar”. Pronto, agora você pode navegar em seu histórico de atividades na ferramenta.

Faça a filtragem para ver apenas os itens referentes ao Lens (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Visualizando detalhes

Passo 1. Para visualizar mais informações sobre suas buscas no Google Lens, você pode tocar em qualquer um dos usos listados. A separação é feita por cada vez que o recurso foi aberto e também por datas. Selecione um dos itens para ver todas as imagens capturadas pelo Lens naquela ocasião.

Você pode acessar mais informações de cada elemento (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 2. Na tela com as capturas, selecione uma miniatura para ampliar a imagem ou “Detalhes” para ver todas as informações da respectiva busca.

As capturas e os detalhes das buscas visuais são exibidos (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Apagando itens

Passo 1. Se quiser apagar algo feito no Google Lens, você pode fazer isso por dia ou por cada utilização (o que inclui múltiplas capturas). Para o primeiro caso, toque no botão com três pontinhos na data desejada e, depois, em “Excluir”. Para o segundo caso, vá até a tela com as capturas de um uso e faça o mesmo processo.

É possível apagar o histórico do Lens (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Passo 2. Em seguida, basta confirmar em “Ok” e, depois, em “Excluir”. Note que a ação é definitiva e não será possível recuperar os dados mais tarde.

A exclusão das atividades não pode ser revertida (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Como procurar pessoas por foto ou nome? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo