Medir as polegadas da TV é possível com o uso de uma fita métrica do tipo rolo. Televisores têm seus preços definidos de acordo com funcionalidades, hardware e tamanho. Uma televisão nova já vem com seu tamanho definido na caixa e no manual. No entanto, aparelhos usados não contam com essa informação – e, possivelmente, deixam os donos em dúvida sobre o tamanho do display. Nesses casos, é possível descobrir as polegadas da TV usando uma fita métrica e uma ação matemática simples.

É necessário usar a fita para medir a TV a partir da extremidade inferior até a extremidade superior oposta, formando a diagonal. Basta dividir o ângulo apurado por 2.54. O resultado da operação matemática é o tamanho do aparelho em polegadas. A dica também funciona para monitores de computador. Veja o passo a passo detalhado a seguir.

Passo 1. Use uma fita métrica do tipo rolo. Ela é mais maleável para realizar o movimento de medir as extremidades da tela;

Fita métrica para medir as extremidades da TV (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Passo 2. Posicione o início da fita em um dos cantos inferiores da TV e a outra extremidade formando a diagonal na outra ponta da tela. Nesse exemplo, apuramos a medida de 127 centímetros. Ao dividir esse valor por 2.54, chegamos ao número 50 que define o tamanho em polegadas do televisor.

... dia__image-centered">

Ação para medir as extremidade da tela para descobrir as polegadas de uma TV (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Outros tamanho de tela descobertos com a dica:

  • 127 cm / 2.54 = 50 polegadas
  • 109,22 cm / 2.54 = 43 polegadas
  • 106,68 cm / 2.54 = 42 polegadas
  • 81,28 cm / 2.54 = 32 polegadas
  • 53,34 cm / 2.54 = 21 polegadas

Use a dica sempre que quiser decobrir o tamanho da tela de sua TV ou monitor do PC.

Smart TV: qual devo comprar? Confira no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo