A Microsoft liberou a build 16251 para Windows 10 com novidades que devem constar no novo Creators Update. Entre os destaques, um suporte para que celulares com Android “conversem” com computadores com o sistema operacional mais recente da empresa. Além disso, a Cortana ganhou outros comandos de voz e uma nova aba para exibir resultados encontrados. Há também um recurso que permite facilitar o processo de reinicialização do PC após uma atualização.

As novidades já estão disponíveis para quem faz parte do programa Insider Preview da Microsoft. Quem não participa da comunidade de testes terá que esperar o lançamento oficial do Fall Creators Update, previsto para setembro (e chega para todos até o final de 2017).

Microsoft libera Build 16251 do Windows 10 para programa Insider Preview (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Android e Windows 10

Sobre a conexão com Android, o Windows 10 passa a permitir que usuários sincronizem o desktop com o celular, oferecendo a quem usa smartphones com o sistema do Google a chance de continuar as suas atividades no PC do ponto em que estavam fazendo no seu smartphone.

Entretanto, essa função se restringe a navegadores de Internet. Usando o Chrome no celular, por exemplo, você poderá compartilhar um site da web com o seu computador, tanto para leitura imediata — hipótese em que ela será aberta no Microsoft Edge no mesmo instante — ou posterior, em que o endere

... ço ficará salvo na Central de Ações do Windows. Para isso será necessário rodar os Microsoft Apps no seu smartphone.

Windows 10 vai permitir a sincronização entre conteúdo de navegadores do Android e com o Edge (Foto: Divulgação/Microsoft)

Cortana

Novo painel e respostas mais organizadas

A Cortana também recebeu mudanças. Uma das mais interessantes é uma revisão no comportamento da assistente de voz para situações em que o software da Microsoft não encontra uma resposta: em vez de abrir imediatamente o Microsoft Edge, a assistente exibirá um painel lateral com respostas encontradas na web e de forma mais organizada.

Cortana passa a exibir painel de resultados, em vez de abrir o navegador (Foto: Divulgação/Microsoft)

Novos comandos de voz

A Cortana ganhou novos comandos de voz que permitem fazer logoff, reiniciar, bloquear ou desligar o PC. Vale destacar que esse recurso só funciona em inglês. Para fazer essas ações, basta usar os seguintes comandos:

  • “Hey Cortana, restart PC”
  • “Hey Cortana, turn off PC”
  • “Hey Cortana, sign out”
  • “Hey Cortana, lock PC”

Reiniciar o PC sem pedir informações de login

Outra novidade diz respeito às reinicializações necessárias depois de uma atualização do Windows 10 ou quando você inicia uma sessão e, logo depois, nas opções do Menu Iniciar, decide reiniciar ou desligar o PC. Agora, o usuário poderá configurar o computador para não pedir login ao reiniciar ou após a aplicação de uma atualização — comportamento que pode deixar o processo mais rápido e menos irritante.

Reiniciar sem pedir informações de login novamente (Foto: Reprodução/Microsoft)

Via Microsoft

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo