A Microsoft afirma: em serviços de streaming, o Microsoft Edge é o único entre os navegadores mais populares a conseguir reproduzir conteúdo em 1080p (resolução Full HD). A informação é confirmada pelo suporte da Netflix, que além de atestar o Edge e o Internet Explorer como capazes de reproduzir em Full HD, mostra que os demais navegadores ficam restritos a 720p (resolução HD). Para tirar a dúvida, reproduzimos o teste e confirmamos que o bom desempenho do Mirosoft Edge, capaz de atingir Full HD ao usar Netflix via navegador, na frente de gigantes como os tradicionais Chrome e Firefox.

Faz diferença ver em Full HD?

Sim, desde que o monitor em que você assiste o conteúdo atinja essa resolução. Monitores para desktops mais recentes dificilmente têm resolução inferior a 1080p. Além disso, se você usa seu computador ligado na TV para ver Netflix, é bem provável que sua TV tenha resolução Full HD.

Microsoft Edge é o único navegador a funcionar com Netflix em Full HD (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Nesses casos, ver em Full HD é melhor porque a imagem atinge maior qualidade: detalhes ficam mais nítidos nos filmes e séries que você mais curte. Entretanto, se o seu monitor tem resolução inferior à Full HD (em notebooks, o 1366 x 768 pixels, considerado HD, é extremamente comum) a potencial diferença em qualidade em favor do Edge não faz o menor sentido já que em qualquer cenário, seu monitor vai reproduzir apenas em HD. Portanto, certifique-se sobre a resolução da sua tela.

Os testes

Chrome e Firefox já foram apontados como navegadores não compatíveis com Full HD. Para checar os outros, basta fazer um testes em um notebook com tela de resolução Full HD. Comparamos a exibição de um mesmo episódio nos navegadores: Edge, Opera, Chrome, Firefox e Safari.

Reprodução Full HD só é possível no navegador da Microsoft (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Confirmando a informação da Microsoft, o Edge é o único a exibir o conteúdo em Full HD (1920 x 1080p), como você pode ver na imagem acima. Abaixo, na ordem, os resultados em Chrome, Firefox, Opera e Safari:

Resolução máxima da Netflix no Chrome é de 720p (1280 x 720 pixels, ou HD) (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
... /14/firefox-720.png" width="695">Resolução HD (720p) também é o limite do Firefox (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Compartilhando a mesma base do Chrome, o Opera também reproduz Netflix a 720p (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Sem surpresas, o Safari também estaciona nos 720p (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Como fazer o teste?

O legal é que o teste pode ser feito por qualquer usuário. Para ter acesso às informações que revelam a qualidade da exibição no navegador, como as que usamos nas nossas comparações, você precisa usar o seguinte atalho:<b> CTRL+ALT+SHIFT+D</b>. Para funcionar, você precisa usar a combinação de teclas quando a reprodução está em ação — ou seja, durante a reprodução. Isso revelará detalhes técnicos sobre qualidade de áudio e vídeo em um dado momento e, entre elas, a resolução máxima.

Como saber qual é a resolução do meu monitor?

Para encontrar esses dados sobre a resolução do seu monitor é fácil.

Acesse as configurações gráficas do seu computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 1. Na área de trabalho, clique com o botão direito e acesse “Configurações de exibição”.

Em outros casos, a opção pode aparecer como “Propriedades” ou um atalho direto à “Resolução de tela”, no caso do Windows 7.

Role a tela para baixo para encontrar as configurações avançadas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Na tela que será exibida, escolha “Configurações de vídeo avançadas”

A resolução máxima exibida é a resolução ideal do seu monitor (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. A nova tela exibirá as informações sobre resolução do seu monitor. Para saber qual é a máxima possível, basta olhar as opções na caixa de seleção: no nosso caso, o monitor tem resolução máxima Full HD de 1920 x 1080.

Via Microsoft, Netflix

Posso cancelar a Netflix e depois assinar novamente? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo