Notebook desligando sozinho "do nada" pode ser um sinal de que alguma parte do aparelho não está funcionando corretamente. É comum que o problema ocorra no dispositivo, principalmente, quando esquenta ou quando um jogo pesado está sendo rodado na placa de vídeo. Além disso, o mau uso da bateria e da fonte também podem fazer o computador desligar mesmo conectado na tomada.

Para ajudar os usuários, o TechTudo separou abaixo possíveis causas para o desligamento repentino do notebook e como resolver esse problema. Porém, é importante destacar que, caso nenhuma das opções abaixo funcionem, o ideal é procurar assistência técnica para o seu laptop.

Bateria viciada e fonte com defeito

A causa mais comum desse problema é o mau funcionamento da bateria e da fonte do notebook. Com o tempo, a bateria pode ficar viciada, fazendo com que a carga do aparelho acabe rapidamente - ou, até mesmo, deixando de funcionar. Nesse caso, o defeito exige que o laptop esteja sempre conectado à fonte de energia.

Por conta disso, vale a pena checar se o problema irá continuar ao trocar a bateria e a fonte por outras do mesmo modelo. Se não for possível realizar esse teste, verifique se o cabo está com algum defeito e se a bateria ainda está dentro da sua vida útil ou com algum mau contato – se ela estiver viciada, alguns segundos de mau funcionamento já serão suficientes para desligar o notebook.

Display com problema

Outra situação bastante comum está relacionada à tela do dispositivo. Em alguns casos, o usuário pode ter a impressão de que o notebook está desligando sozinho "do nada". Porém, se o display do aparelho estiver apresentando erros de funcionamento, é possível que, na verdade, a tela esteja apenas ficando preta, enquanto o dispositivo ainda permanece ligado.

Para confirmar se esse é o problema que ocorre no seu notebook, procure checar se as luzes ainda permanecem acesas. Normalmente, o botão usado para ligar o aparelho fica com uma luz ativa enquanto ele está ligado. Também é possível ouvir o barulho da ventoinha para realizar o teste. Se você perceber que o notebook está realizando uma dessas ações, é bastante provável que o problema esteja no display.

Disco rígido com mau funcionamento

Apesar de ocorrer com menos frequência, o disco rígido (HD) também pode ser uma das causas do desligamento do computador. Um dos motivos pode ser a falta de espaço interno. Quando o armazenamento começa a ficar lotado (de modo geral, em torno de 80% de uso), o notebook pode apresentar sinais de lentidão, evidenciando que não está funcionando como deveria – e, em algumas situações, desligando sozinho.

Além disso, problemas físicos no disco rígido – como sujeiras, partes quebradas e outros defeitos – também podem contribuir para o desligamento repentino do dispositivo. Portanto, vale a pena verificar como está o funcionamento do disco rígido para saber se ele é a causa desse problema.

Superaquecimento

Algumas peças de um computador, como o processador, placa-mãe e placa de vídeo, por serem muito exigidas no dia a dia, podem começar a aquecer depois de certo tempo de uso. Para evitar que os componentes que formam o notebook acabem queimando, o desligamento acaba sendo usado como uma medida preventiva. Isso costuma ocorrer em momentos de alta exigência do computador, como jogos e filmes pesados.

Excesso de poeira no dispositivo e usar o notebook em locais que obstruam as saídas de ar – como edredons e travesseiros, por exemplo – podem agravar ainda mais essa situação. Por isso, é muito importante checar se o sistema de refrigeração do aparelho está fu

... ncionando corretamente. Procurar um suporte com cooler para o notebook pode ser uma ótima alternativa para esse problema.

Procure uma assistência técnica

Por fim, caso você não consiga identificar qual é a real causa para o desligamento repentino do notebook com as dicas acima, o mais recomendável é entrar em contato com uma assistência técnica especializada – de preferência, da própria marca do aparelho. Dessa forma, será possível realizar um diagnóstico mais preciso para solucionar o problema.

Qual o melhor notebook? Confira no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo