Instander é uma modificação (mod) do Instagram disponível para celulares Android. Com duas versões diferentes – a "original" e o "clone" — o APK é distribuído fora da Google Play Store e acena com a promessa de funcionalidades que não existem no app oficial.

Entre os recursos, o Instander promete a eliminação de anúncios da rede social, capacidade de fazer download de conteúdo em vídeo e imagem ou mesmo visualizar Stories sem emitir notificação de visualização ao autor. Entretanto, por não ser oficial, o app pode representar riscos aos dados do usuário, além de até mesmo poder justificar banimento do Instagram. Abaixo, você conhece em detalhes o Instander, seus recursos e riscos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é Instander?

Instander é uma versão modificada do Instagram para Android que promete funcionalidades como a possibilidade de download de imagens, vídeos e Stories da rede social, além de visualização de conteúdo sem anúncios. O aplicativo também permite ao usuário ver Stories sem que as outras pessoas saibam, ou mesmo a capacidade de fazer upload de imagens e vídeos com qualidade superior à rede social.

O Instander está disponível em duas versões diferentes. A chamada "original", que requer a remoção do Instagram oficial, substituindo completamente o app no celular, e o "clone", que pode ser instalado em conjunto com o aplicativo oficial da rede. Não há Instander para iPhone (iOS).

Entretanto, como se trata de uma versão modificada do Instagram, o aplicativo infringe termos de uso da rede social e não pode ser oferecido de forma oficial na Play Store do Google. Para obtê-lo, o usuário precisa realizar o download de fontes externas do arquivo APK e realizar a instalação manual do aplicativo no celular.

Como funciona o Instander?

Na prática, o aplicativo se comporta de forma bastante similar ao Instagram. Para usar, o usuário precisa escolher uma das duas versões e realizar a instalação no celular, inserindo seus dados de login na rede social. A partir daí, o aplicativo carrega o feed do Instagram, permite o acesso às funcionalidades extras da modificação, além de dar acesso a câmera e recursos para realizar postagens na rede.

No geral, a interface gráfica e o funcionamento do aplicativo são bastante similares aos do Instagram tradicional. A grande diferença fica mesmo por conta da oferta dos recursos extras do app e dos riscos de usar o APK.

Quais os riscos ao usar o Instander?

Ao menos em sua forma atual, a página oficial do projeto não apresenta nenhuma informação a respeito de como o Instander trabalha com os dados pessoais do usuário. Na prática, ao instalar e usar o aplicativo, você está assumindo o risco de que seus dados podem acabar interceptados pelo desenvolvedor. Entre esses dados estão o conteúdo de suas postagens, mensagens e comentários, além de listagens dos seus contatos e mesmo credenciais, como logins e senhas.

Outro ponto importante diz respeito à distribuição do app. Como ele não pode ser distribuído via Google Play Store, há risco de que você acabe baixando uma "modificação da modificação", basicamente um Instander hackeado para interceptar dados e instalar malware no seu celular. Outro risco relacionado ao uso da modificação diz respeito à infrações de termos de uso do próprio Instagram. Caso identifique o uso do app modificado, a rede social pode bloquear ou banir a sua conta.

Qual é a diferença para o Instagram Aero e para o GB Instagram?

Instander

... não é o único app modificado para Instagram. Outras opções famosas são o Instagram Aero e o GB Instagram. Em comum, o trio oferece funcionalidades como o não envio de notificação de visualização de Stories e a habilidade de download de postagens, por exemplo.

Talvez a diferença mais significativa fique por conta das ferramentas de tradução automática do GB Instagram, que permitem ler e enviar comentários em outras línguas com tradução automática no app. GB Instagram e Instagram Aero também permitem mudar cores da interface do app e dão a habilidade de visualizar as informações dos perfis que seguem o usuário de volta.

Veja também: quatro coisas que o Instagram sabe sobre você

Notificações demoram no Instagram? Veja possíveis soluções no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo