Mais de meio milhão de usuários de Android foram enganados e baixaram aplicativos com malware de um mesmo desenvolvedor. Os 13 supostos jogos de simulação de carros, motos e similares foram publicados na Google Play por um homem chamado de Luiz Pinto. Dois apps até alcançaram a lista de “Tendências” da loja.

Antes dos softwares maliciosos serem retirados pelo Google, eles somavam cerca de 580 mil downloads. A descoberta foi feita por Lukas Stefanko, um especialista em segurança da empresa eslovaca Eset. Os programas maliciosos seriam capazes de fornecer acesso completo ao tráfego de rede – ou seja, pessoas mal-intencionadas poderiam roubar dados da vítima.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Os apps não chegam a ter nenhuma funcionalidade legítima. Ao instalar qualquer um deles no celular, o usuário se depara apenas com um game que não funciona. O aplicativo fecha sozinho após ser aberto e ainda tem seu ícone removido. Enquanto isso, na realidade, o aparelho é infectado com um malware que dá ao autor acesso completo ao tráfego da rede, ou seja, pode ser usado para roubar dados. Stefanko também desconfia que se trate de um adware, software que clica em anúncios automaticamente de modo a gerar lucros para o hacker.

Caso tenha baixado algum dos aplicativos mostrados na imagem acima, apague-o imediatamente. Tente encontrar o app na seção de configurações do Android ou use um antivírus.

Há muito tempo o Google passa por falhas de segurança em sua loja virtual. A companhia afirma que tem tentado melhorar o processo de aprovação dos aplicativos para evitar esse tipo de problema. Só no ano passado, porém, a gigante das buscas removeu mais

... de 700 mil apps maliciosos da Google Play.

Como reinstalar e recuperar a Play Store? Confira no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo