O Google Chrome está travando e não carrega páginas para alguns usuários na manhã desta terça-feira (11). Segundo o DownDetector, site que monitora o funcionamento de serviços online e apps, há problemas com o navegador desde 09h40, com maior pico às 10h – afetando, principalmente, o Brasil e algumas regiões da Europa. No Twitter, os relatos de erro são diversos: pessoas dizem que o browser parou de funcionar ou que o programa está offline e não abre nada no PC.

Vale lembrar que o Chrome é o navegador mais popular do mundo e está presente em cerca de 66,87% dos computadores, segundo o levantamento da StatCounter em 2018. O software concorrente do Mozilla Firefox oferece diversos recursos, além de contar com integração completa com a conta Google.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Os comentários sobre o Chrome não carregar páginas começaram na noite desta segunda-feira (11) no Twitter. O bug parece não afetar uma versão específica de sistema operacional, pois há reclamações de usuários de Windows 10 e Windows 7. Aparentemente, não é possível resolver o problema mesmo após desinstalar e baixar o navegador novamente. Algumas pessoas contam que recorreram ao download de outros programas, como Firefox e Internet Explorer, para acessar páginas na Internet. O TechTudo entrou em contato com o Google, porém não houve resposta até o momento desta publicação.

Possíveis soluções

O primeiro passo para tentar resolver a falha é fechar as guias do Chrome. Quando muitas abas estão abertas, o navegador pode apresentar lentidão no carregamento ou até parar de funcionar, porque seu computador pode não ter memória suficiente para carregar o site. Vale lembrar que o browser consome muita RAM, o que pode levar ao travamento em computadores com pouca memória. Sendo assim, é recomendável fechar todas as guias, com exceção da que apresentou erro e tentar atualizar a mesma.

Outra solução pode ser reiniciar o programa. Para isso, basta clicar no menu de três pontinhos do Chrome e selecionar a opção "Sair" – o que também pode ser feito ao pressionar as teclas "Ctrl + Shift + Q". A ação irá fechar o navegador completamente. Em seguida, abra novamente e confira se o problema foi resolvido.

A falha também pode estar relacionada às extensões do Chrome, que consomem recursos do sistema – algu

... mas delas podem representar sobrecarga para o navegador. Por fim, se o travamento persistir, tente desinstalar o Chrome e baixar o software novamente. Se mesmo assim o problema continuar, confira uma lista com os outros navegadores para acessar páginas na web.

Google Chrome some com favoritos; o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo