O Windows 10 está completando um ano nos computadores desde o seu lançamento em 2015 e, desde que surgiu, novos recursos foram implementados pela Microsoft no sistema operacional. Na lista a seguir, conheça sete dicas rápidas de funções e recursos do sistema operacional que vão facilitar a sua vida usando um computador doméstico ou no trabalho. Nenhuma exige configurações avançadas, alterações no registro e nada complexo para serem acessadas no Windows 10.

Como desbloquear um arquivo marcado como não confiável no Windows 10

Windows 10; veja dicas rápidas de uso no seu computador (Foto: Divulgação/Microsoft)

1. Ative o monitor secreto de bateria

Abra o Prompt em modo administrador e insera o comando: powercfg /batteryreport /output “C:\battery_report.html”. Tenha o cuidado de inserir o comando exatamente como acima, com as aspas sozinhas no final. O Windows vai gerar um relatório de uso e o estado da bateria do computador, que pode ser útil quando diagnosticar problemas.

Relatório de bateria informa usuário sobre diversos detalhes a respeito do componente (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

2. Imprimir para PDF

O Windows 10 permite gerar PDFs, facilitando o compartilhamento de texto. Basta acessar o menu “imprimir” nos aplicativos, escolher “Microsoft print to PDF” para gerar o arquivo.

Imprimir para PDF permite fácil compartilhamento de texto e imagens referentes à apps do Windows (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

3. O Modo Deus

O Modo Deus condensa atalhos para configurações avançadas do sistema operacional em apenas um lugar. Para ter acesso ao Modo Deus, crie uma pasta qualquer com o nome: "GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}", sem as aspas. Depois você pode renomear a pasta do jeito que desejar.

Modo Deus já é uma tradição do Windows (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

4. Deslizar janelas inativas

Nas versões anteriores do Windows, a função de deslizar uma tela com o botão de rolagem do mouse ou com gestos no touchpad funcionava apenas na janela ativa. Com o Windows 10, o usuário pode configurar a função para que o controle funcione em janelas inativas, bastando que o cursos do mouse esteja sobre

... elas.
Mouse pode ser configurado para executar a rolagem de janelas inativas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

5. Controle de armazenamento

O Windows 10 possui um recurso de análise do espaço em disco herdado da versão celular e que é bastante útil. A organização em gráficos permite visualizar com facilidade em que tipos de arquivos o usuário consome mais espaço. 

Controle de armazenamento ficou mais fácil e de visualizar no Windows 10 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

6. Modo tablet

O modo tablet transforma o Windows 10 em um sistema operacional mais fácil de usar. Para os que não se interessam em controlar a interface do Windows 10 com os dedos, a opção é boa para curtir filmes e séries na Netflix, por exemplo.

Modo tablet facilita o uso do Windows 10 em computadores com tela sensível ao toque (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

7. Gestos e touchpad

O Windows 10 tem suporte a gestos no touchpad, extremamente úteis para quem usa notebooks. Há comandos que facilitam a rolagem de telas, a visualização de janelas abertas, atalho para a caixa de buscas da Cortana e mais.

Gestos podem deixar você craque na hora de usar o Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo