A Panasonic apresentou na CES 2015 suas principais novidades para este ano. Entre os produtos, destaque para a nova TV 4K de 50 polegadas que foi desenvolvida para combinar alta eficiência de brilho e cores vivas, além de baixo consumo de energia. A companhia também lançou novos modelos de fones de ouvido, um sistema de áudio hi-tech para carros e novos modelos da série de câmera digitais Lumix.

Acompanhe a cobertura da CES 2015

Nova smart TV tem painel de LED e consome pouca energia (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)

O grande destaque da conferência foi mesmo o anúncio do novo modelo de smart TV TC-50CX600U 4K UHD que, segundo a empresa, tem como uma das principais inovações um painel de LED desenvolvido com a tecnologia “Wide Color Phosphor” - novidade da Panasonic. 

A tecnologia combina alta eficiência e luminosidade à uma grande área de espectro visível. Nos modelos antigos das 4K Ultra HD, por exemplo, expandir o espaço de cores criava uma grande queda na eficiência de luminosidade.

Em adição ao novo painel de LED, circuitos elétricos foram redesenhados para economizar energia, sendo possível que até mesmo modelos menores de tela consigam reduzir, de forma satisfatória, o consumo energético. Ainda não há uma data de lançamento definida para o aparelho e nem possíveis valores.

Novos fones de ouvido

Já a nova linha de fones de ouvido é um mundo a parte. Ao todo, foram três modelos apresentados, todos com características que devem agradar os usuários de smartphones, tablets e outros aparelhos. 

O Panasonic Foldz é o acessório que se destaca. Mesmo com seu design ultra compacto, ele consegue reproduzir um som poderoso, límpido e com graves bem definidos. Desenvolvido para oferecer o máximo em ergonomia, esses fones trazem um mecanismo giratório para que eles sejam dobrados de forma prática em formato que cabe na palma das mãos.

Com a linha RP-BTD5, a Panasonic pretende se consolidar em oferecer aos consumidores fones que oferecem funções sem fio para seus dispositivos móveis. Com bateria de íons de lítio de até 40 horas de uso, ele acompanha cabos de áudio e entrada USB, garantindo a recarga fácil em qualquer aparelho. 

A linha Drops 360, que traz os modelos RP-HJX20 e RP-HJX5, são fones de ouvido de bobina dupla de 13,5 milímetros e que apresentam ajustes personalizados para minimizar a perda de som. 

Linha câmeras Lumix também teve destaques (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)

Câmeras digitais

A linha de câmeras Lumix também recebeu upgrades importantes. Os três novos modelos apresentam características que as levam mais para a parte da convergência entre dispositivos modernos. 

A Lumix SZ10 combina excelente qualidade de imagem e vídeo a um design sofisticado e compacto. Com visor LCD de 2.7 polegadas inclinável até 180 graus e efeitos para editar automaticamente detalhes de rostos e forma física, ela também conta com um modo de desfoque e um modo de foco suave. Sendo assim, segundo a companhia, ela é altamente indicada para fotografias em estilo selfie.

A Lumix ZS50 e Lumix Zs45, modelos que podem ser considerados intermediários, são câmeras com características mais robustas. Elas combinam zoom óptico potente, lentes Leica e muitos recursos criativos. A ZS50 faz fotos de 12.1 megapixels, possui um ultra angular de 24 milímetros Leica e zoom óptico de 30x. Já a Lumix ZS conta com zoom óptico de 20x, faz fotos em 16 megapixels e uma lente angular. Ela também permite a gravação de vídeos Full HD (1080p).

Acompanhe a CES

... 2015 minuto a minuto
panasonic (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)

Sistema de áudio para carros

Algumas outras novidades da Panasonic chamaram atenção na apresentação. Entre eles destacamos um sistema de áudio para carros que oferece uma experiência diferenciada para quem gostar de ouvir música enquanto viaja. Desenvolvida pela AUPEO, uma empresa subsidiária da Panasonic, este sistema permite ouvir músicas, conferir o tráfego, ver previsões do tempo e inclui a criação de uma rádio personalizada. O sistema inteligente aprende as preferências do usuário para sugerir conteúdos relacionados. Entre os parceiros da companhia nesse projeto, estão a CBS e a AccuWeather.

Para fechar, a companhia anunciou que vai reformular a lendária marca de equipamentos músicas Technics. Entre as novidades nesse retorno, está o lançamento de dois sistemas Technics Hi-Fi: Technics R1 e o System Premium-Class Technics C700. Os modelos contam com novas tecnologias de transmissão de sinal de áudio, um novo redutor de ruído e faixa de áudio dinâmica.

*Colaboraram Viviane Werneck, da redação, e Fabrício Vitorino, de Las Vegas.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo