Fortnite é um jogo da Epic Games disponível para download no PC, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e, em versão mobile para baixar em celulares Android e iPhone (iOS). Lançado em 2017, o Battle Royale se tornou um verdadeiro fenômeno mundial. Em 2019, o game começou o ano como um dos jogos mais populares e conseguiu manter o posto com o passar dos meses.

Nesta temporada, o game promoveu parcerias, disputas competitivas e até mesmo uma das mais ousadas estratégias de lançamento. Ainda que a audiência de Fortnite tenha sofrido uma queda na Twitch após a chegada do Capítulo 2, o jogo ainda figura entre os mais assistidos da plataforma. Relembre, a seguir, alguns dos momentos mais marcantes do jogo em 2019.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Show do DJ Marshmello

No dia 2 de fevereiro de 2019, o DJ Marshmello fez um show dentro do próprio jogo. A apresentação chamou a atenção pela inovação e foi um sucesso de popularidade. Por cerca de dez minutos, o renomado DJ fez uma apresentação virtual no Parque Agradável, atraindo jogadores e espectadores. O evento teve uma audiência estimada em 10,3 milhões de pessoas, e bateu o recorde de Fortnite. No YouTube, o vídeo da apresentação completa ultrapassa 45 milhões de visualizações.

Aparição em Vingadores: Ultimato

A popularidade de Fortnite rendeu ao game diversas parcerias com marcas e empresas famosas: Stranger Things, Batman e Air Jordan são alguns exemplos. Uma das mais impactantes foi a feita com os estúdios Marvel.

Em abril desse ano, no filme Vingadores: Ultimato, o herói Thor e o personagem Korg aparecem em uma cena jogando uma partida do Battle Royale. Thor ainda inicia um conflito verbal com um jogador chamado noobmaster69, em uma referência a trolls e à comunidade tóxica nos games. O filme teve a maior bilheteria do ano no cinema, e mais uma vez o jogo foi colocado em evidência.

A primeira Copa do Mundo

Fortnite também consolidou-se no cenário competitivo em 2019. Entre 26 e 28 de julho, foram disputadas em Nova York as finais da primeira Fortnite World Cup, que reuniu os 100 melhores jogadores e as 50 melhores duplas do mundo. O torneio solo foi vencido pelo norte-americano Kyle “Bugha” Giersdorf, de apenas 16 anos, que faturou um prêmio de US$ 3 milhões (R$ 12 milhões).

O torneio foi um sucesso de popularidade. O dia da grande final atraiu 1,3 milhão de pessoas na Twitch TV, tornando-se o dia de evento de esports com maior audiência na história da plataforma. A competição superou a final da ELEAGUE Boston Major de Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), disputada em 2018, que teve uma audiência de 1,1 milhão de pessoas.

A polêmica do B.R.U.T.O.

A Epic Games sempre atualiza o game e traz novas dinâmicas para a jogabilidade, adicionando armas e novos veículos. Um deles, no entanto, trouxe polêmica na comunidade por desequilibrar as partidas. O robô B.R.U.T.O., disponibilizado em agosto na Temporada X, tinha mil pontos de energia e grande capacidade destrutiva, trazendo uma vantagem excessiva para quem o controlasse.

A rejeição ao personagem foi tão grande que alguns streamers chegaram a desistir de participar do torneio Twitch Rivals: Fortnite Showdown, incluindo o campeão mundial Bugha. A Epic Games nerfou o robô e, com o fim da temporada, o removeu do jogo.

Buraco Negro

Conforme a Temporada X do jogo chegava ao fim, muitos rumores

... surgiam sobre a possibilidade de implantação de um novo mapa, algo inédito em Fortnite. Para isso, a Epic Games preparou uma transição inusitada: no dia 13 de outubro, o mapa recorrente da época foi atingido por diversos foguetes e explosões. Restou apenas um buraco negro, impossibilitando os jogadores de entrarem em partidas ou acessarem a loja. O evento foi chamado de “The End” (“O Fim”).

Por muito tempo, a única coisa que os jogadores poderiam fazer era observar a tela escura. A cena foi mantida por dois dias, até o lançamento do Capítulo 2. A atualização trouxe, enfim, um novo mapa, além de novas mecânicas da jogabilidade.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo