Uma ferramenta prática para os usuários acessarem suas lembranças de viagens ou momentos especiais é pelo “Mapa de Fotos do Instagram". Com o recurso, a rede social organiza e reúne as imagens com a mesma localização, informação que fica disponível no seu perfil e os seus seguidores podem acessar. Quer saber como organizar e editar essas fotos? Então confira essas dicas práticas para Instagram e descubra como remover imagens, quem pode visualizar e até como acessar o Mapa de amigos.

Como usar o Instagram Beta e ter funções novas antes de todo mundo

Veja dicas dos Mapas de Fotos no Instagram (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Como ver o Mapa de Fotos do Instagram

No Instagram, o Mapa de Fotos é indicado por um marcador de localização (pin). No celular, basta tocar nele para abrir o mapa na tela. Para aproximar as localidades, arraste os dois dedos como se estivesse aumentando o diminuindo o zoom (movimento de pinça). Note que as fotos serão mostradas em destaque, com um indicador de quantas fotos estão reunidas naquele “álbum”.

Mapa de Fotos do Instagram reúne imagens de mesma localização (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como editar o mapa de fotos do Instagram e remover imagens

Essas imagens são reunidas nos “álbuns” do mapa pela localização adicionada na hora da postagem no Instagram. Para editar, toque em um dos agrupamentos de fotos destacados no mapa. Serão exibidas as imagens de mesma localização. Selecione o botão do topo, com “três pontos” e confirme em “Editar”.

Edite as imagens do Mapa de Fotos do Instagram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Note que as imagens serão marcadas com um ícone em azul. Para remover da listagem, basta desmarcar o item e confirmar no ícone de “check” no topo direito da tela. Toque em “Confirmar”. Vale lembrar que as informações de localização serão deletadas da imagem, mas a foto continuará publicada no Instagram.

Remova as fotos que preferir do Mapa pelo Instagram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como adicionar fotos no Mapa do Instagram

Para adicionar imagens do Instagram no seu Mapa de Fotos basta selecionar a localização na hora de postar pela rede social. Para agrupar as imagens, basta selecionar o mesmo local para cada item. É possível pesquisar por um local específico. Assim, o Instagram consegue definir que elas foram registradas em conjunto, durante uma viagem, por exemplo.

Adicione a localização para integrar a foto ao Mapa no Instagram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Caso você já tenha enviado uma foto no Instagram e queira

... adicionar no Mapa pessoal, basta editar a imagem e colocar a localização que preferir. Para isso, encontre a imagem e selecione o menu do topo para editar. Depois, toque em “Adicionar local” e busque pela localização que preferir. Confirme no ícone de “check” no topo direito.
Adicione a localização em fotos já postadas no Instagram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Quem pode ver o mapa de fotos do Instagram e onde você mora?

O Mapa de Fotos está disponível para todos os seus seguidores, caso seu perfil seja privado. Se estiver definido como público qualquer pessoa poderá acessar essas informações geográficas. No envio pelo Instagram Direct, as pessoas que receberam a foto podem ver sua localização. Veja neste tutorial como deixar o Instagram privado.

As informações que você adiciona no Instagram são de sua responsabilidade. Vale tomar cuidado para não deixar explícito o local onde mora, marcando na localização da postagem. Se preferir, delete todos os itens do Mapa de Fotos para manter sua privacidade. 

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Onde sua localização é exibida, além do Mapa de Fotos?

Na hora da postagem você pode selecionar uma localização para sua foto. Essa informação é mostrada na URL de compartilhamento da foto e mostradas nas redes sociais, como Facebook, Twitter. Esse dado pode até ser acessado por serviços de terceiros. Você pode limitar isso deixando seu Instagram privado.

Localização aparece na foto em compartilhamento de redes sociais (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como ver o Mapa de Fotos no Instagram de alguém?

Acesse o perfil do usuário no Instagram e toque no marcador de localização. Será aberto na tela o mapa com o agrupamento de fotos para visualizar. Caso o perfil seja privado, você só poderá ver as imagens se for aceito como seguidor na rede social. Você só pode editar as imagens do seu perfil e não nos mapas dos amigos.

Veja o Mapa de Fotos nos perfil de seus amigos do Instagram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Via Instagram

Não consigue comentar em fotos do Instagram? Veja dicas no Fórum do Techtudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo