Facebook, Twitter e outros sites são acessados normalmente por meio de endereços www, mas é possível usar apenas seus endereços IP. O Protocolo de Internet é um código que funciona como um endereço digital, que identifica computadores em uma rede ou páginas na web. Nem sempre um IP aponta diretamente para o site desejado, mas, em alguns casos, ele pode substituir a URL padrão e oferecer acesso quando o link comum está inacessível ou bloqueado. Veja formas de descobrir o IP de um site.

Como descobrir o meu IP

GetIP

Get IP também mostra localização do IP no mapa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O GetIP (getip.com) é um site com uma proposta simples. Basta digitar um site qualquer no campo principal para obter um resumo completo da página, incluindo o endereço IP. Entre as informações exibidas, também está a localização dos servidores principais, o provedor de acesso e um mapa com o local marcado. Assim, você sabe não só o código IP do site, mas a partir de onde ele é distribuído.

Site 24×7

Site 24x7 permite ver se site caiu (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Site 24×7 (site24x7.com) tem função parecida com o GetIP, mas não requer preenchimento de captcha para descobrir o IP de um site. Digite a URL e, com um clique, descubra o IP e o tempo de resposta oferecido pelo servidor. Há ainda uma ferramenta que permite saber se a página está fora do ar, algo útil para quem visita um site específico com frequência e suspeita de queda do servidor.

Por que o celular não conecta ao Wi-Fi do roteador? Veja dicas sobre IP no Fórum do TechTudo.

Get Site IP

Get Site IP tem histórico de busca para facilitar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O mais simples de todos é o Get Site IP (get-site-ip.com). Ele permite digitar um endereço no campo principal e obter somente o IP e o país de onde a conexão é originada. Porém, ele facilita o trabalho de quem procura por dados de sites populares mostrando um histórico de buscas recentes feitas na ferramenta – se você tiver sorte, poderá descobrir o IP desejado sem precisar clicar em nada.

No Windows

Encontre o IP de um site no Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Se não quiser depender de serviços online, é possível saber facilmente o IP de um site por meio do prompt de comando no computador com Windows. Abra o CMD e digite “ping” (sem aspas), seguido do endereço do site, sem www. No resultado, verifique o IP ao lado de “Resposta de”.

No Mac OS

... v class="foto componente-conteudo"> Saiba o IP de um site utilitário de rede do Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

É possível descobrir o IP de qualquer site de forma simples no Mac OS. Você deve abrir o app de rede e acessar a aba “Ping”. Clique em “Ping” para ver o IP entre parênteses na caixa de diálogo abaixo.

No Android

Busque por IPs no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Em um celular ou tablet Android, há muitos apps capazes de descobrir o IP de qualquer site na web. Um dos mais baixados é o IP Tools: Network utilities, que não só mostra o IP, mas permite consultar WHOIS, DNS e muitas outras informações de sites ou avaliar sua própria conexão.

No iPhone (iOS)

App gratuito para iPhone permite encontrar qualquer IP (Foto: Divulgação)

No iOS, é possível baixar o app Track That IP para obter o IP de qualquer site facilmente. O programa ainda mostra o seu próprio IP, privado e público, e ainda avalia a conexão do seu provedor de serviços de internet. Há também alertas persistentes na cortina de notificações do aparelho, além de versão para Apple Watch se você precisar acompanhar o funcionamento de um site o tempo todo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo