Processadores Skylake da Intel podem provocar travamentos em algumas situações de uso específicas e de alta demanda. A origem do problema não é conhecida, mas foi relatada por grupos de usuários do software Prime95 e foi reconhecida pela Intel, em seu fórum oficial, e já trabalha numa correção. O TechTudo entrou em contato com a Intel do Brasil para saber se a falha pode impactar no cotidiano dos usuários brasileiros.

Workstations prometem comportar chip mais ‘poderoso’ criado pela Intel

A Intel informou que já desenvolveu uma solução na forma de um patch que deverá ser aplicada nas BIOS dos computadores que usam processadores de sexta geração. A expectativa é de que essa correção chegue aos fabricantes de computadores e notebooks e seja liberada em poucos dias.

Intel reconhece problema que pode afetar processadores Skylake e promete correção em poucos dias (Foto: Laura Martins/TechTudo)

O problema foi encontrado por matemáticos rodando o software Prime95, usado na tarefa de pesquisa de números primos. Segundo os relatos de quem se deparou com o problema, depois de um intervalo de tempo indefinido rodando a aplicação, o computador normalmente congela sem explicação.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A respeito do problema, a Intel do Brasil salientou que, além de contar com o lançamento de um patch corretivo para a falha em breve, o defeito dificilmente ocorrerá em computadores usados pela maioria dos consumidores, já que o cenário para que ele ocorra depende do uso do Prime95.

Abaixo, você confere o comunicado oficial da Intel:

"A Intel identificou um problema que potencialmente afeta a sexta geração de processadores Intel Core. O problema apenas ocorre em certas condições de alta demanda, como aquelas que podem ser encontradas rodando aplicações como Prime95. Nesses casos, o processador pode congelar, ou causar comportamento imprevisível do sistema. A Intel trabalha com seus parceiros para liberar uma correção na forma de uma atualização de BIOS.

Em relação ao consumidor brasileiro, a Intel ressalta que esse problema ocorre em situações muito

... específicas de uso que dificilmente serão encontradas pela ampla maioria dos usuários. Em todo caso, uma correção definitiva para o problema será disponibilizada para todos os produtos potencialmente afetados.

Vale lembrar que a liberação da atualização de BIOS é de competência do fabricante do notebook ou placa-mãe e que novos produtos já saíram de fábrica sem o problema."

Qual processador é melhor para jogos? Opine no Fórum do TechTudo

Via Intel, Ars Technica

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo