O Lumia 930 reina absoluto como top de linha da Microsoft com Windows Phone 8.1. No entanto, o Lumia 830 promete ser uma alternativa para quem procura ótimo desempenho sem gastar tanto em um aparelho. Mas será que ele é capaz de bater o Lumia 930? Confira este comparativo do TechTudo e descubra qual vale a pena comprar.

Lumia 930 ou Moto X? Veja qual smartphone se sai melhor no comparativo

Lumia 830 ou Lumia 930? Confira qual smartphone é a melhor opção da Microsoft (Foto: Arte/TechTudo)

Design: Lumia 930

Esse é um ponto que pode dividir bastante a opinião do usuário. De qualquer forma, tanto o Lumia 930 como o 830 seguem um padrão adotado pela Microsoft/Nokia na última geração. A diferença, no entanto, fica por conta do acabamento.

O Lumia 930 conta com design premium, com um ótimo acabamento e laterais metálicas com diversos detalhes. Além disso, a tampa traseira de policarbonato não pode ser removida, e a câmera é bastante discreta, quando comparada à do concorrente.

Lumia 930 tem laterais de metais e traseira com tampa fixa (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O Lumia 830, por sua vez, segue uma mistura entre o padrão do 930 e o 1020. Além da borda metálica mais arredondada, o telefone possui ainda bateria e tampa de plástico removível, o que dá um certo aspecto de aparelho de entrada. Além disso, a câmera redonda, na parte de traz, pode dividir opiniões entre um design mais arrojado e outro mais simples.

Nas comparações de medidas, o Lumia 830 leva a melhor: é mais fino, com 8,5 milímetros contra 9,8 mm do irmão top. Além disso, o aparelho intermediário da Microsoft também é leve, com 150 gramas, enquanto o 930 tem 167 gramas. 

Tela: Lumia 930

Os dois aparelhos com Windows Phone trazem o mesmo tamanho da tela: 5 polegadas. No entanto, o Lumia 930 tem display IPS LCD ClearBlack com resolução Full HD (1080p), enquanto o 830 tem tela Amoled com apenas HD (720p). O top da Microsoft também leva a melhor na densidade da tela: 441 pixels por polegada contra 294 ppi.

A tela do Lumia 930 oferece maior qualidade que a do Lumia 830 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Se você está à procura de um aparelho para assistir a filmes, ver vídeos com qualidade máxima e ter leituras mais confortáveis, o Lumia 930 promete ser a melhor opç�

... �o por alinhar uma boa resolução com uma ótima densidade. Apesar disso, o Lumia 830 não faz feio e apresenta uma qualidade satisfatória para a tarefa do dia a dia.

Desempenho: Lumia 930

Embora o Windows Phone tenha um ótimo desempenho nos dois aparelhos, o Lumia 930 deve se sair sair melhor em momentos de maior exigência. Tudo isso graças ao processador quad-core Snapdragon 800 de 2,2 Ghz e aos 2 GB de RAM. Não é um conjunto avançado para os padrões atuais, mas continua bom para as exigências do sistema.

Já o Lumia 830 conta com um poder de fogo menor: o chip é um Snapdragon 400, também com quatro núcleos de processamento, mas rodando a uma frequência de 1,2 GHz. Já a memória RAM é a metade do 930: apenas um 1 GB.

Lumia 830 tem um hardware inferior e uma tela com resolução menor (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Há um ponto, porém, em que o Lumia 830 larga na frente: o armazenamento. Embora possua apenas 16 GB internos, contra 32 GB do 930, o aparelho intermediário da Microsoft aceita cartões de memória de até 128 GB. Assim, ele é perfeito para quem quer guardar muita coisa no telefone ou simplesmente quer ter a liberdade de poder colocar mais memória, caso necessário.

Bateria: Lumia 830

Lumia 830 tem rendimento da bateria melhor que o do 930 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Embora o top de linha da Microsoft traga uma bateria com mais capacidade, 2.420 mAh, o Lumia 830 possui um conjunto mais econômico que estende a duração dos 2.200 mAh. A diferença, apesar disso, não chega a ser grande: o 830 é capaz de resistir a um tempo sugerido de ligação de cerca de 13 horas, enquanto o top de linha resiste por 11 horas e meia.

Câmera: Lumia 930

A Microsoft fez um trabalho excelente na câmera dos seus dois aparelhos, mas o Lumia 930 continua equipado com um conjunto melhor. Em primeiro lugar, a câmera PureView do gadget possui 20 megapixels - o dobro do rival - e um flash LED duplo. Além disso, o top de linha é capaz de fazer gravações em resolução 4K (2160p) com estabilização óptica de imagem (OIS), enquanto o 830 grava em até Full HD (1080p).

A câmera do Lumia 930 é uma das melhores do mercado (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

A vantagem do 930 segue ainda no sensor frontal do aparelho. O top da Nokia é capaz de fazer selfies com resolução de 1,2 megapixels e videochamadas em qualidade HD (720p). Já o 830 possui uma resolução levemente menor - 0,9 megapixels -, porém com a mesma gravação em 720p.

Sistema Operacional: Empate

Equipados com o Windows Phone 8.1, ambos os telefones da Microsoft já têm a atualização para o Windows 10 Mobile garantida até o fim do ano. Além disso, o 930 já teve o update Lumia Denim liberado no Brasil, enquanto ele já sai no 830 de fábrica.

Lumia 830 vem equipado com o Windows Phone 8 Denim (Foto: Divulgação/Microsoft)

Preço e disponibilidade: Empate

Ambos os telefones da Microsoft já estão disponíveis no Brasil. O Lumia 930 tem preço sugerido de R$ 1.349 nas cores branco, preto e laranja. Já o Lumia 830 pode ser achado por R$ 809, nas cores preto e branco. O preço de ambos, no entanto, pode variar em diversas lojas online.

Conclusão: Lumia 930

Os aparelhos da Microsoft são ótimos aparelhos para as funções que se propõem. Apesar disso, se você possui um dinheiro a mais ou pode aguardar por uma promoção, o melhor é investir no Lumia 930. Embora não seja um top tão poderoso para os padrões atuais, o aparelho certamente rodará muito bem o Windows 10, quando for lançado, graças ao processador e à memória RAM extra.

O Lumia 930 é o grande vencedor deste combate com o Lumia 830 (Foto: TechTudo)

Já o Lumia 830 continua sendo uma boa opção para quem quer investir menos e ter um telefone com ótimo desempenho. Nas tarefas do dia a dia, o intermediário com Windows Phone deve funcionar muito bem, e a atualização do Windows 10 também deve vir bem otimizada, mas as configurações do aparelho podem fazer a diferença ao longo do tempo.

Tabela comparativa entre o Lumia 930 e o Lumia 830 (Foto: Arte/TechTudo)

Vale a pena migrar do Android para o Windows Phone? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo