A Omnibox é a tecnologia aplicada pelo Google na barra de endereços do Chrome . Essa API específica permite registrar palavras-chave e mostrar sugestões de buscas (autocompletar) para o usuário, conforme pesquisas anteriores e demais bancos de dados do navegador. A função está disponível desde a versão 14 do Google Chrome. O recurso combina várias funções na mesma barra, de forma prática, com buscas por termos, sugestões de pesquisas e acesso de sites. Pode ser usado por brasileiros, com funções completas em português.

Sete extensões e plugins para deixar o Google Chrome mais rápido

Para que serve?

A Omnibox foi projetada para simplificar o dia a dia do usuário com sugestões e recursos rápidos na mesma barra de endereços. Dessa forma, não é preciso abrir o histórico, favoritos e nem fazer uma busca completa, acessando sites de pesquisa, para encontrar determinada página. O navegador faz uma leitura independente do termo e já oferece algumas opções para abrir diretamente.

Veja para o que serve a Omnibox do Google Chrome (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Cada item aparece com um ícone para identificação rápida. A “estrela” é exibida para os favoritos, ”lupa” para pesquisas de termos e o “papel” para páginas acessadas. Além disso, com a API da Omnibox é possível fazer buscas diretamente em serviços do Google como Gmail, Google Drive, Google Agenda, com alguns ajustes nas configurações, e usar extensões extras.

Omnibox do Google oferece opções rápidas para buscas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como usar?

A Omnibox é bem simples de usar. Para ver as sugestões de buscas, basta digitar o termo que deseja na barra de endereços do navegador. Aparecerão sugestões e será preciso escolher uma delas para acessar, sem precisar digitar o site completo. Pense sempre nas palavras-chave para encontrar suas páginas, sem perder tempo digitando o “www” na URL.

Faça suas buscas de forma mais rápida e intuitiva com a Omnibox do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Ao clicar com o botão direito do mouse o usuário encontra a opção “Editar mecanismos de pesquisa”. Lá é possível encontrar a lista com os termos utilizados nas sugestões da Omnibox, editar cada um deles para ficar mais prático de encontrar e até adicionar novos.

Basta clicar em um dos itens para visualizar as opções: são separados em três colunas com nome, termo-chave e URL. No topo estão as ferramentas de pesquisa para tornar como padrão (a sugestão é manter o próprio Google – em negrito).

... src="//s2.glbimg.com/uOkFc1ZCWqcs6381IhwqRIoI35k=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/11/07/google02.jpg" width="695">Acesse as configurações de pesquisa da Omnibox do Chrome (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Privacidade e Omnibox

Se você está querendo mais privacidade, pode desativar as sugestões de buscas que aparecem na Omnibox. Dessa forma, os itens não vão aparecer no seu histórico ao digitar um termo-chave na barra de endereços.

Para isso acesse as “Configurações” do Chrome, pelo menu indicado por “três pontos” no topo direito. Depois, nas configurações avançadas encontre o item “Privacidade”. Desmarque as opções “Utilizar previsão para ajudar a preencher pesquisas e URLs” e em “Usar um serviço de previsão para carregar páginas”. Em seguida reinicie o navegador.

Desative as previsões de buscas no Google Chrome para maior privacidade (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Outras funções da Omnibox

A Omnibox vai muito além de uma busca simplificada, podendo ser utilizada para ações rápidas em sites. Um truque permite pesquisar diretamente no Google Drive ou Gmail pela barra de endereços. Para isso, clique com o botão direito na barra e selecione “Editar mecanismos de pesquisa”.

Passo 1. Role a tela até o final da tela para adicionar um novo comando de busca. Em seguida digite o nome, neste exemplo “Google Drive”, clique no atalho que você deseja usar (drive) e por fim a URL “http://drive.google.com/?hl=en&tab=bo#search/%s”. Confirme em “Concluído”;

Adicione o método de pesquisa para Google Drive (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Agora basta digitar “drive” e pressionar “Tab” no teclado. Note que será mostrado uma barra para pesquisar diretamente no Google Drive. Digite o termo e confirme em “Enter” no teclado. O Google Drive vai abrir com os resultados do seu termo;

Pesquise diretamente no Google Drive (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Para usar no Gmail, e encontrar palavras-chave em seus e-mails de forma rápida, basta repetir o procedimento, adicionando o nome (Gmail), o atalho que preferir, mas com a URL “https://mail.google.com/mail/ca/u/0/#apps/%s”.

Faça o mesmo procedimento para buscar no Gmail pela Omnibox (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Uma segunda dica é usar as extensões, que podem ser encontradas na Chrome Store. Lá estão dezenas de aplicações extras para enviar e-mails pela Omnibox, postar em redes sociais, adicionar alarmes, gerenciar seus sites favoritos e até pesquisar por termos dentro de sites específicos.

Qual é o melhor navegador de Internet da atualidade? Comente no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo