Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2020

Seja com mecânicas inéditas de jogabilidade ou novos modos de jogo, as versões dos principais games de esporte lançados em 2015 apresentaram atrativos suficientes para agradar os fãs durante toda a temporada atual. De disputas sobre quatro rodas a competições nas quadras e gramados, a lista abaixo traz as melhores opções do gênero para consoles e PC. Entre os destaques, estão Fifa 16, PES 2016, Rocket League e Project CARS.

Fifa 16 ou PES 2016? Veja o comparativo de gráficos dos games de futebol

Fifa 16 (PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360 e PC)

A nova versão do popular jogo de futebol da EA Sports conta com melhorias relevantes na jogabilidade. Adicionaram modificações na física para tornar a experiência mais real e aprimoramentos pontuais na inteligência artificial dos jogadores, árbitros e torcida.

Fifa 16 está entre os melhores jogos de esporte de 2015 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Agora há também o futebol feminino que, pela primeira vez em sua história, está muito bem representado nos games com as principais seleções. O gameplay, por sua vez, mostrou-se mais cadenciado e tático em comparação aos outros modos já conhecidos dos fãs.

Visualmente, Fifa 16 tem uniformes, estádios e jogadores mais reais, bem como novas animações e movimentações de atletas. Além disso, o simulador de futebol voltou a ter times brasileiros em sua lista, mesmo com a ausência de alguns clubes nacionais. O game continua sendo um dos grandes nomes quando o assunto é competitividade nos gramados virtuais.

PES 2016 (PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360 e PC)

PES 2016 conseguiu recolocar a franquia na briga pelo posto de melhor simulador de futebol. A aposta da Konami para a atual temporada foi trazer atletas e equipes da série A e B do Brasileirão, além de jogabilidade ajustada para tornar o gameplay mais rápido, dinâmico e fácil de dominar.

PES 2016 focou em clubes brasileiros e em novos modos de jogo (Foto: Reprodução/Techtudo)

Com diversos modos de jogo, incluindo competições online, Liga Master e myClub, PES 2016 oferece conteúdo de sobra para agradar todos os gostos. Como era de se esperar, a versão 2016 foi desenvolvida com o Fox Engine, o mesmo motor gráfico dos games mais recentes da franquia Metal Gear. Isso significa que o simulador futebolístico impressiona nas texturas e detalhes de expressões faciais.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O incrível nível de detalhes dos estádios, com destaque para os palcos nacionais, torna a experiência imperdível para qualquer fã do futebol nacional. Em PES 2016, é possível protagonizar clássicos nas principais arenas do Brasil, como Maracanã, Mineirão, Beira-Rio, Arena Corinthians, etc.

NBA 2K16 (PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360 e PC)

Uma partida de NBA 2K16

... pode facilmente ser confundida com disputas reais. Afinal, a 2K Sports conseguiu tornar o que era belo ainda mais real na nova geração de consoles. Visualmente falando, o simulador de basquete é, sem dúvida, o jogo mais realista do gênero esporte, graças a reformulações nas texturas e modelagens de personagens e estádios.
NBA 2K16 traz mais realismo para dentro das quadras virtuais (Foto: Reprodução/TechTudo)

Os reflexos nas quadras são de cair o queixo, bem como a impressionante movimentação dos atletas, que possibilita dribles, arremessos e disputas corpo a corpo com extremo realismo. Um dos destaques do game vai para o modo carreira assinado pelo lendário diretor de cinema Spike Lee. Agora é possível vivenciar a rotina de um jogador novato em ascensão na NBA, seguindo um roteiro pré-definido bem estruturado.

Rocket League (PS4, Xbox One e PC)

Com uma premissa inusitada, Rocket League comprovou que ainda há espaço para inovar no gênero esporte. O game mistura veículos turbinados e futebol para criar uma espécie de "futebol automotivo" de quatro contra quatro jogadores.

As partidas acontecem em pequenas arenas, com obstáculos que permitem saltos acrobáticos, e podem ser jogadas em modos competitivos online ou em coop local em tela dividida. A simplicidade de Rocket League é a sua principal virtude, já que os comandos são extremamente intuitivos e acessíveis logo de cara.

Rocket League foi uma das gratas surpresas de 2015 (Foto: Divulgação/Psyonix)

Embora o objetivo seja empurrar uma bola gigante para o gol da equipe rival, o conceito de Rocket League vai muito além de ser um típico jogo de futebol. Seja você fã de esportes ou não, saiba que o tal “futebol de carros” é um produto indispensável para qualquer usuário.

Project CARS (PS4, Xbox One e PC)

Criado a partir de uma campanha de arrecadação no Kickstarter, Project CARS surpreendeu a todos com elementos complexos de modificação de carros. Esqueça a jogabilidade arcade de franquias populares de corrida. Project CARS oferece experiências singulares de simulação, com diversas opções de ajustes auxiliares e modalidades.

Project CARS é um simulador de corridas incrivelmente realista (Foto: Divulgação/Slightly Mad Studios)

A parte técnica de Project CARS é impecável e também merece ser destacada. A Slightly Mad Studios, responsável pela criação do título, soube traduzir com maestria a visão do cockpit e a modelagem de carangas reais. É válido ressaltar que cada carro reage de maneira única aos diferentes obstáculos das pistas, tornando o jogo de corrida bastante desafiador até para os pilotos mais experientes.

Qual é o melhor jogo online de futebol? Comente no Fórum do TechTudo!

Forza Motorsport 6 (Xbox One)

Se por um lado Project CARS é a melhor opção quando o assunto é simulador de corrida na nova geração, por outro, Forza 6 proporciona a melhor experiência arcade automobilística da atualidade. Isso porque a Turn 10 introduziu complexas configurações de tunagem voltadas para o público experiente, ao mesmo tempo em que renovou a jogabilidade para facilitar a dirigibilidade dos novatos.

São mais de 450 veículos clássicos e atuais, dezenas de complementos cosméticos para equipar e opções interessantes para modificar a parte mecânica das máquinas. Além disso, há modos online para até 24 jogadores, incluindo um circuito fictício no Rio de Janeiro com múltiplas variações.

Forza Motorsport 6 traz mais de 450 veículos reais (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

O visual do exclusivo de Xbox One, como era de se esperar, manteve a tradição entregando cenários e veículos ainda mais bonitos e detalhados, com tudo rodando a 1080p e 60 quadrados por segundo. Aliás, a fluidez absurda do gameplay é um dos pontos mais altos de Forza 6.

Madden NFL 16 (PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360 e PC)

Ao contrário das edições anteriores, a EA Sports focou em entregar um simulador mais real. As melhorias na movimentação manual são nítidas, além de lances de passes e recepções renovados para dar a sensação de estar presenciando uma partida real de futebol americano.

Madden NFL 16 oferece uma experiência mais realista aos fãs de futebol americano (Foto: Reprodução/TechTudo)

Em termos de modos de jogo, o destaque vai para o modo Ultimate Team, herdado da franquia Fifa, que possibilita o gerenciamento de cartas de atletas para montar equipes em torneios online. Graficamente falando, não há como questionar a evolução da série, que agora tem representações mais realistas de jogadores, uniformes e gramados. Eis a melhor versão da franquia Madden dos últimos tempos.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo