FIFA Soccer Manager foi uma série de simuladores de futebol da EA Sports lançada entre 1997 e 2014. Diferente da franquia FIFA principal, seu foco estava apenas em gerenciar as finanças e elenco de seu clube favorito, entre as centenas de times e ligas oficialmente licenciados. O maior rival de Elifoot e Football Manager deixou saudades, então preparamos um especial relembrando toda sua história e legado. Confira tudo sobre FIFA Manager a seguir:

Origem e evolução da série

FIFA Manager assumiu diversas formas ao longo de sua tumultuada história. Tudo começou em 1997, quando FIFA Soccer Manager foi lançado para Windows. Entre 1999 e 2002, a franquia mudou de nome para F.A. Premier League Football Manager e, além do PC, o jogo também recebeu versões para PlayStation 1. Entre 2003 e 2005, a série mudou novamente de nome, agora para Total Club Manager, nomenclatura mantida em alguns países da Europa. Nessa época, o jogo foi além do PC e saiu para Xbox e PlayStation 2.

Foi apenas em outubro de 2005 que a franquia assumiu de vez a identidade Fifa Manager, com o lançamento de Fifa Manager 06 para PC, abraçando o mesmo padrão de arte e capas vistos nos demais títulos esportivos da EA, como NBA Live e Madden. A EA Sports lançou edições anuais até FIFA Manager 14, o último jogo da série. Exclusivo do PC, apenas a edição final por portada para Nintendo Wii, 3DS, PlayStation 2, PSP e Vita, batizada como Legacy Edition.

Como era o gameplay?

FIfa Manager chegou ao fim de sua história contando com mais de 1000 times oficialmente licenciados, superando a marca de 35.000 jogadores e 70 campeonatos oficiais, um recorde para a época de seu lançamento. Entre os times, a série A do Campeonato Brasileiro era destaque para os fãs nacionais da franquia. O número subia ainda mais com a gigantesca cena de mods não oficiais produzidos pelos jogadores, que inflavam esses números.

Como de praxe no gênero, a ideia é assumir o controle de um time de futebol e gerenciar não apenas seu elenco e formações táticas, mas também atuar como um verdadeiro manager, preocupado-se com as finanças e bem estar do clube nos mínimos detalhes, com cada vez mais complexidade a cada ano, inclusive com representações gráficas dos jogadores em campo durante as partidas. Usar bem seu raciocínio e bolar planos mirabolantes era a chave, diferente do FIFA normal, onde os reflexos do jogador ditam o resultado.

Diferenças entre FIFA e FIFA Manager

Apesar de as duas séries levarem o nome e licença da FIFA, o gameplay não poderia ser mais diferente entre a série principal e seu derivado Manager. No FIFA normal, o jogador controla toda a ação e jogadores no gramado, enquanto em FIFA Manager ele é obrigado a apenas testemunhar o desenrolar das partidas, fazendo apenas intervenções pontuais em substituições e formações táticas.

As duas franquias compartilhavam as licenças entre times e imagens de atletas enquanto coexistiram, sempre se destacando da concorrência pela fartura de material oficial. Com o fim da série Manager, o FIFA normal incorporou suas mecânicas no modo Carreira, permitindo que as pessoas atuassem tanto como jogador como na forma de Manager, o que ajudou a atenuar o baque pelo cancelamento da série.

Rivalidade com Elifoot

FIFA Manager alcançou uma certa popularidade no Brasil, mas não conseguia ser tão popular quanto os jogos de futebol tradicionais, como Winning Eleven e a própria linha principal de FIFA. Entre os simuladores, a pirataria ajudou muito a popularizar um concorrente direto bem mais humilde, o simulador Elifoot. Criado pelo português André Elias em 1987 para ZX Spectrum, o jogo foi onipresente nos computadores brasileiros durante os anos 2000.

Como o jogo sempre foi muito leve e rodava em quase qualquer computador, bas

... tava ter um disquete para copiar o game. Simples e sem burocracia, o jogo permitia múltiplos jogadores e, mesmo sem as licenças oficias de FIFA Manager, trazia os nomes reais dos atletas e times graças às suas ferramentas de customização com download grátis. Foi uma verdadeira febre e ainda hoje o jogo é lembrado como sinônimo de managers no Brasil.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Motivos do fim

Em novembro de 2013 a EA anunciou oficialmente o fim da série FIFA Manager. Segundo Gerald Kohler, o criador da franquia, apesar de o game fazer muito sucesso na Europa, com grande mercado na Alemanha e Inglaterra, ele perdia em vendas para o concorrente direto Football Manager, e suas vendas foram ainda mais prejudicadas pelo maior interesse dos jogadores no mercado mobile e online em smartphones e tablets.

Além disso, FIFA Manager enfrentava certa concorrência da franquia principal também, cujo modo Carreira se tornava cada vez mais completo, em muitos sentidos reproduzindo recursos vistos na franquia Manager, com a vantagem de ser um jogo de futebol muito mais completo. Assim, as baixas vendas e falta de perspectiva de crescimento colocaram um triste fim à jornada de FIFA Manager em 2013.

Seu legado vive em Football Manager

Com o encerramento de Fifa Manager, o mercado ficou mais tranquilo para que a franquia Football Manager reinasse soberana. Publicado atualmente pela SEGA, Football Manager nasceu em 2004 e desde então recebe jogos anuais, com o jogo mais recente, Football Manager 2019, disponível para PC e Nintendo Switch. É uma ótima alternativa para quem gostava de FIFA Manager e sente saudades da série, e é hoje a franquia de manager com o maior número de licenças oficiais.

Apesar de ter surgido depois de FIFA Manager, Football Manager conseguiu mais sucesso e popularidade pelo mundo. Pegando as bases deixadas pela série da EA, Football Manager conseguiu ampliar, lapidar e expandir os conceitos de gameplay, criando uma experiência mais realista e profunda que a vista nos jogos da EA.

Por exemplo, FIFA Manager apresentou gráficos em 3D detalhado quando Football Manager ainda apresentava apenas simples modelos em 2D e menus cheios de texto. Por outro lado, Football Manager se destacou por algo que é sua maior virtude, mas também problema: trata-se de um jogo é bem mais profundo que FIFA Manager, e exige alto investimento de tempo para dominar cada um dos sistemas, o que aliena os jogadores mais casuais, mas premia os hardcore.

Qual é o seu jogo de esporte favorito? Comente no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo