A TPV Philips anunciou, nesta terça-feira (04), a chegada de sua série de Android TVs Ultra HD ao Brasil, que irão competir com soluções da Sony como opção para quem quer um televisor munido com o sistema operacional do Google. O novo catálogo da Philips chegará na segunda metade de setembro ao Brasil. Os preços dos modelos variam de R$3.999 a R$6.199.

Samsung ou Philips: qual empresa oferece as melhores Smart TVs?

Linha de TVs ultrafinas da Philips virá acompanhada do Android TV (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)

Dentre as novidades para os consumidores estão duas série distintas: a 6700, de entrada, que engloba opções de 50″ e 55″, e a 7100, que traz itens extras como display 3D e controle especial com teclado qwerty. Estas estarão disponíveis em 49″ e 55″. 

A estratégia da Philips com suas Android TVs é incluir uma sopa de letrinhas de funções ao esqueleto da Smart TV. Como já dito, os televisores top de linha voltam a apostar no 3D, trazendo inclusive quatro óculos na caixa para se assistir conteúdo em três dimensões e dois outros pares para que jogadores possam disputar partidas de videogame através da função de multiplayer Dual View Game.

Game, por sinal, é um dos chamarizes do catálogo, e, diferente da demonstração das Android TVs Sony há alguns meses, a Philips trouxe games adaptados à plataforma rodando a (relativamente) sólidos 30 quadros por segundo, sem engasgos ou travadas. Vale salientar que os televisores não contam com placa de vídeo dedicada para jogos, o processador de dois núcleos não é exatamente uma usina de poder e, claro, nada neste caso vai substituir opções como Xbox One e PS4.

Mas o Google aposta forte em integração de telas: já que tudo funciona em nuvem através de uma conta unificada, o usuário pode começar a jogar em seu celular ou tablet e migrar para a TV sem perder qualquer progresso no meio do caminho. Suas conquistas via Google Play são transmitidas sem problemas para as plataformas.

Apps de game são foco dos televisores (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)

Também diferente das Android TV da concorrente, a Philips trabalhou com o Google para adaptar 500 aplicativos originais da plataforma anterior da marca. Aplicativos velhos de guerra, para quem tinha Smarts da companhia, vão aparecer em uma lista especial, chamada App Gallery.

Fechando o que o sistema traz de diferente, todos os modelos da Philips virão com um único controle. Versões mais completas trarão um teclado na parte posterior do dispositivo que visa facilitar buscas e navegação. Há um touchpad na versão mais avançada do controle (que será vendida no varejo ou inclusa com a 7100 de 55″), mas a Philips garante que interação por toque ficou em segundo plano: a ideia é que o usuário controle a navegação através de botões, o que, em nossa breve experiência, pareceu mesmo apenas uma escolha filosófica, que não serve de empecilho ao consumidor.

Além dos controles, as TVs suportam até 4 joysticks bluetooth simultâneos (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)

A questão que fica, claro, é como o controle vai funcionar com apps não necessariamente pensados para botões. A adapta�

... �ão ao aparelho fica a cargo dos desenvolvedores, e a Philips garante que a maioria dos apps virá com suporte ao controle - algo, por sinal, que a empresa encoraja no momento de liberar um aplicativo para TV.

Qual a melhor Smart TV 4K de 55″? Opine no Fórum do TechTudo.

Vale lembrar que todas as opções do remoto trazem microfone e um atalho direto para o Netflix. As Android TVs da marca possuem também 8GB de memória interna, que pode ser aumentada através de dispositivos USB.

O Ambilight das Android TVs é otimizado para jogos e apps musicais (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)

Outras funções são parte da estrutura base da Android TV: o algoritmo de reconhecimento e aprendizado baseado em Google, por exemplo, não apenas estrutura as prateleiras digitais com conteúdo que possa te interessar, como também se “acostuma” à voz do dono, facilitando o processo de pesquisa por áudio no sistema.

Programas audiovisuais, como o Google Filmes, Música e Play estão inclusos no pacote, assim como a função Google Cast que, a grosso modo, não é de todo diferente do velho Chromecast. Você pode transmitir vídeo e arquivos de áudio de seu celular ou tablet Android direto para a televisão.

Displays finos também são aposta da Philips (Foto: Leonardo Ávila/Techtudo)

O layout do Android TV também se mantém o mesmo. A companhia aposta em um visual que remete um “celular na televisão”, com grandes ícones quadriculados ocupando toda a tela e um enfoque em centralizar atividades: além de abrir apps e assistir à TV, você pode acessar no mesmo ambiente as configurações de sua televisão e escolher entre diferentes entradas (entre elas duas portas HDMI, dois USB e um par de conectores A/V).



>>> Veja o artigo completo no TechTudo