Ficar com o computador sem som é uma situação desconfortável, já que esse é um ponto importante na hora de usar o PC. Além de reproduzir músicas, sons de filmes e vídeos da web, o sistema operacional também pode alertar o usuário sobre atualizações e outras notificações. Quando uma máquina apresenta problema no áudio, é necessário entender onde está a origem da falha, que pode ser tanto de hardware quanto de software.

O erro pode estar relacionado à versão do Windows 10 instalada, por exemplo, drivers desatualizados, placa de som inativa, entre outros. Pensando nisso, o TechTudo reuniu sete dicas que podem solucionar o problema e trazer de volta o áudio do computador.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Reinicie seu computador

Pode até parecer trivial, mas esse velho truque pode resolver certos bugs do sistema que dificultam a reprodução de som pela placa de áudio integrada. A opção pode ainda reverter instabilidades que impedem o sistema de inicializar o driver de som. Também é indicado desinstalar ferramentas que prometem melhorar o som do PC, deixando-o o mais limpo possível. Se mesmo assim o som falhar ou não for reproduzido, tente nossa próxima dica.

2. Ferramenta do sistema para solução de problemas de áudio

Passo 1. Clique sobre o ícone do Windows no canto inferior esquerdo da tela acesse as configurações do sistema clicando sobre o ícone de engrenagem;

Passo 2. Acesse "Atualização e Segurança" na lista de recursos;

Passo 3. Nesse momento, clique sobre a opção "Soluções de Problemas", localizada na lateral esquerda da tela;

Passo 4. Clique sobre a opção "Reproduzindo Áudio" para visualizar o botão que ativa o recurso;

Passo 5. Clique no botão "Executar a solução de problemas" e aguarde até que o sistema informe o diagnóstico sobre o áudio do computador. A ferramenta indicará procedimentos a serem realizados em caso de problemas.

3. Verificar se o dispositivo está ativado

O Painel de Controle do Windows pode indicar eventuais problemas com fones de ouvido e caixas de som conectados ao computador por cabos. Para isso, é necessário acessar o Painel de Controle do sistema, como mostramos a seguir.

Passo 1. Digite "Painel de Controle" na barra de busca do sistema e clique sobre o resultado correspondente, como mostra a imagem abaixo;

Passo 2. Clique sobre a opção "Hardware e Sons" para visualizar recursos e resolver problemas na reprodução de áudio;

Passo 3. Em "Som", clique sobre a opção "Gerenciar os dispositivos de áudio";

Passo 4. Os dispositivos apresentados acompanhados de um ícone verde estão funcionando sem problemas. Ainda assim, clique sobre eles com o botão direito do mouse e use a opção "Testar" para que um som do sistema seja reproduzido pelos alto falantes da esquerda e da direita. Se esse teste não emitir nenhum som, tente nossa próxima dica.

4. Instalar ou conectar um dispositivo

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Windows (menu iniciar). Em seguida, acesse a opção "Gerenciador de Dispositivos";

Passo 2. Expanda a opção "Controladores de som, vídeos e jogos". Encontre na lista a sua placa de áudio e clique sobre ela com o botão direito do mouse. Em seguida, clique sobre "Propriedades";

Passo 3. Confira se a placa está ativada no sistema no local indicado na imagem abaixo;

... v>

Passo 4. Ainda na aba "Driver", verifique se há alguma atualização de driver para sua placa de áudio. Se houver, clique em "Atualizar Driver". Reinicie o computador e verifique o som para ver se o problema persiste;

Passo 5. Se a atualização não resolver o problema, volte até as configurações de driver e use a opção "Reverter Driver". Reinicie o computador e verifique a reprodução de áudio.

5. Instalar outros Drivers de som

O problema da falta de som pode estar relacionado aos drives de áudio instalados automaticamente pelo Windows. Para verificar se essa é causa do problema, volte até a tela de driver no Gerenciador de Dispositivos.

Passo 1. Clique sobre a opção "Atualizar Driver" e, na janela seguinte, escolha "Procurar software de driver no computador";

Passo 2. Clique sobre a opção "Permitir que eu escolha em uma lista de drivers disponíveis em meu computador";

Passo 3. Selecione um dos drivers da lista e clique em "Avançar". Será necessário reiniciar o computador e testar o áudio.

6. Revertendo atualizações do Windows

Manter o sistema operacional atualizado é regra básica para manter a segurança de seus dados e garantir que tudo funcione corretamente em seu computador. Porém, o problema no funcionamento do áudio pode estar relacionado às recentes atualizações do Windows. Para saber se essa é a causa do problema, será necessário reverter a atualização.

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse sobre o menu iniciar e clique na opção "Configurações";

Passo 2. Acesse a opção "Atualizações e Segurança";

Passo 3. Clique na opção "Exibir histórico de atualização";

Passo 4. Nesse momento, use a opção para desinstalar atualizações. Ao final do processo, verifique novamente a reprodução de som do computador.

7. Teste as caixas de som ou fones em outros dispositivos

Conecte a caixa de som ou o fone de ouvido que você usa para ouvir áudio em seu computador em outros dispositivos. Caso elas não apresentem problemas durante os testes, o problema, de fato, está no hardware do PC. Computadores antigos podem apresentar problemas com componentes sem suporte, principalmente se usados com acessórios modernos. De qualquer forma, procure um técnico para realizar um diagnóstico completo.

Após formatar o PC, áudio não funciona mais: como resolver? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo