O Facebook vem pisando na bola com os usuários. Ultimamente, a rede social tem sido acusada de violar a privacidade do usuário de várias formas, como a promoção de uma solução de VPN que, na verdade, monitora os seus hábitos em outros aplicativos. Além disso, é possível que o aplicativo use o microfone para escutar tudo o que você diz. Como reflexo, as pessoas estão cometendo 'Facebookcídio', apagando as suas contas, ou passando menos tempo na rede. Segundo informações divulgadas pela empresa, houve um decréscimo de 5% no último trimestre.

Pensando nisso, o TechTudo preparou um tutorial com várias dicas sobre como usar o Facebook no celular sem precisar ter o aplicativo instalado. No passo a passo, veja como criar um atalho para o site na tela inicial do seu telefone para acessar a versão mobile, que oferece praticamente os mesmos recursos do app.

Veja como usar o Facebook no celular sem precisar do aplicativo (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Como desinstalar o aplicativo

O app do Facebook é o grande vilão. Além de ser pesado e ocupar bastante espaço, ele é capaz de coletar dados, como a sua localização, e enviá-los para os servidores da rede social, que mais tarde serão usados para exibir anúncios mais relevantes. Saiba como remover o aplicativo no iPhone (iOS) e no Android.

Passo 1. No iPhone, basta manter o ícone pressionado por alguns segundos, tocar no "x" e confirmar.

...

Desinstalando o Facebook no iOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. No Android, para apagar completamente todos os arquivos, é necessário abrir as configurações e tocar em "Aplicativos".

Acesse as configurações de aplicativos do Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Em seguida, localize o app do Facebook e clique em "Armazenamento".

Abra as configurações de armazenamento do app (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Agora, pressione em "Limpar dados" e confirme. Depois, selecione "Limpar cache".

Apagando dados do Facebook (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Voltando à tela anterior, toque em "Desinstalar" e, por fim, em "OK".

Desinstalando app do Facebook no Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como criar um atalho para o site

Para continuar usando o Facebook sem ter o aplicativo, você pode criar um atalho para a versão móvel do site na tela inicial do telefone. Dessa forma, basta tocar sobre o ícone para abrir a rede social direto no navegador. Aprenda a fazer isso no Android e no iPhone (iOS).

Passo 1. No iPhone, abra o Safari e acesse o site do Facebook. Em seguida, toque sobre o botão de compartilhamento e escolha "Tela de Início".

Adicionando atalho para o Facebook na tela inicial do iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Pressione em "Adicionar", no canto superior direito. O ícone da rede social será adicionado à tela inicial do seu celular.

Adicionando atalho para o Facebook na tela inicial do iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. No Android, o procedimento é feito pelo Chrome. Nele, acesse o site do Facebook e, no menu do navegador, toque em "Adicionar à tela inicial".

Adicionando atalho para o Facebook na tela inicial do Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Por fim, clique em "Adicionar". O ícone da rede social será adicionado à tela inicial do seu celular.

Adicionando atalho para o Facebook na tela inicial do Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como usar a versão web do Facebook no celular

Na versão web do Facebook, o usuário tem acesso a praticamente todos os recursos da rede social. A experiência de uso é bem parecida com o aplicativo. Por outro lado, não é possível receber notificações. Veja, a seguir, como usar o site do Facebook no celular. As dicas valem para Android e iPhone.

Passo 1. Na página inicial do Facebook, note que existem abas na parte superior da tela. É por lá que o usuário pode verificar as solicitações de amizade, ver as notificações e fazer buscas. No último botão, é possível acessar os seus grupos, perfil e aplicativos.

Versão web do Facebook no celular (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Para criar uma nova publicação, basta tocar em "No que você está pensando?". Você pode enviar uma imagem clicando em "Foto" ou fazer checkin no botão ao lado. Para outras opções de publicação, pressione a opção "Mais". Nesta tela, é possível marcar amigos, criar álbum de fotos e adicionar um sentimento. Por fim, basta tocar no botão "Publicar", no canto superior direito.

Criando uma nova publicação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite as dicas para usar a rede social no seu celular sem precisar do pesado e, às vezes, aplicativo espião do Facebook.

Facebook: tem como recuperar mensagens apagadas? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo