O Modo Stamina é o principal recurso da linha de smartphones Sony Xperia, como o Xperia XZ1 e Xperia XZ2, dedicado à economia de bateria. Assim como em outros dispositivos, a função permite restringir o desempenho do celular, bem como algumas de suas funcionalidades, para reduzir o consumo de energia e ganhar tempo extra até a próxima recarga.

Além de permitir que o usuário escolha entre três modos diferentes de baixo consumo, o recurso pode ser configurado para entrar em ação sempre que a bateria atingir um certo nível. No tutorial a seguir, veja como utilizar o Modo Stamina nos smartphones Xperia compatíveis.

Modo Stamina promete poupar bateria nos dispositivos Xperia; veja como ativar (Foto: Fernando Telles/TechTudo)

Passo 1. Em seu smartphone, acesse as configurações e, em seguida, selecione "Bateria".

... 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">

Acesse os ajustes de bateria nas configurações do smartphone (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 2. Dentro dos ajustes de bateria, selecione a opção "Modo Stamina".

O Modo Stamina pode ser localizado sem dificuldades (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 3. Ative o Modo Stamina no interruptor localizado à direita. É possível saber mais detalhes sobre o funcionamento do recurso na opção "Saiba Mais".

Ative o Modo Stamina e prossiga para configurá-lo (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 4. Após habilitar o Modo Stamina, abaixo é possível mantê-lo "Sempre ativado" ou definir que o recurso só funcione após a bateria atingir um certo nível. Para personalizar este valor, toque no ícone de engrenagem localizado à direita.

Toque na engrenagem à direita para personalizar o início automático do recurso (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 5. Ainda nesta tela, a opção "Nível de Stamina" exibe os diferentes modos de baixo consumo disponíveis ao usuário. Ao selecioná-la, confira como cada um dos modos restringe o uso do celular e, em seguida, escolha o de sua preferência.

O smartphone indicará quais funções serão limitadas em cada nível de economia (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Passo 6. Após concluir o passo anterior, retorne aos ajustes do Modo Stamina e selecione a opção "Notificação Stamina Inteligente". Você pode ativar esta função caso deseje que o smartphone te notifique se a bateria for acabar antes do tempo estimado para a próxima carga.

Por fim, você ainda pode habilitar a Notificação Stamina Inteligente (Foto: Reprodução/Fernando Telles)

Pronto! Concluída as alterações acima, basta sair das configurações. A autonomia extra adicionada à bateria, bem como a restrição de certas funções, deve variar de acordo com o Nível Stamina selecionado.

Qual é o melhor celular top de linha à venda no Brasil? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo