O Steam pode apresentar erros em gravação de disco após o download de um jogo, que ocorrem quando o programa não consegue baixar ou gravar arquivos no disco do PC. Os motivos para a falha são variados e podem estar inclusive relacionados a files corrompidos no próprio diretório da plataforma da Valve. Veja, a seguir, as principais razões com suas respectivas soluções para resolver erro de gravação de disco.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Reiniciar o Steam e o computador

Antes de tudo, feche o Steam e execute o programa novamente. Caso isso não funcione, experimente reiniciar o computador. Assim, você limpará os estados e caches do sistema, além de fechar outros programas e recursos que podem estar interferindo com o Steam.

2. Executar o Steam como administrador

Rodar um programa em modo administrador permite que o usuário tenha permissões extras, como a possibilidade de gravar dados em disco, por exemplo. Essa ação é simples, mas pode solucionar diversos problemas. Veja, a seguir, como ativar a opção para o Steam.

Passo 1. Usando o botão direito do mouse, clique no ícone do Steam e selecione a opção "Propriedades";

Passo 2. Na aba "Compatibilidade", marque a caixa "Executar esse programa como administrador". Clique em "Aplicar" e depois em "Ok" para confirmar. Reinicie o Steam e tente instalar o jogo novamente.

3. Deletar arquivos corrompidos

Às vezes, o Steam pode encontrar problemas para baixar um jogo ou aplicativo. Entre as causas disso, estão erros de conexão com a internet ou até mesmo programas e antivírus que podem interferir com a transferência de arquivos. Quando algo dá errado, mas o download é concluído, o Steam pode criar arquivos corrompidos, com o tamanho de 0KB, que são responsáveis pela falha de gravação. É necessário deletar esses arquivos.

Passo 1. Abra a pasta do Steam no seu computador. Por padrão, ela está localizada em "C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\";

Passo 2. Procure por um arquivo com o mesmo nome do jogo que você está tentando instalar. Caso o tamanho dele seja 0KB, delete da pasta.

4. Verificar a integridade dos arquivos

Outra maneira de resolver problemas causados por downloads corrompidos é verificando a integridade dos arquivos no Steam.

Passo 1. Abra a sua biblioteca de jogos do Steam. Com o botão direito do mouse, clique no jogo e selecione "Propriedades";

Passo 2. Clique na aba "Arquivos Locais". Em seguida, selecione a opção "Verificar integridade dos arquivos" e espere o processo ser concluído.

Caso o programa encontre arquivos danificados ou faltando dentro da pasta, o Steam fará o download e a instalação do game novamente. Esse problema é bastante comum e pode acontecer por diversos motivos. Picos de luz, falhas de conexão com a internet e tratamentos de outros programas, por exemplo, podem acabar corrompendo arquivos dentro das pastas.

5. Reparar a pasta da biblioteca de jogos

O erro também pode estar associado às permissões de escrita das pasta do Steam – mais especificamente, a da biblioteca de jogos. Às vezes, as permissões podem ser alteradas e causar problemas de gravação. É possível corrigir isso reparando a pasta da biblioteca no Steam.

Passo 1. Abra o menu "Steam" e clique em "Configurações";

Passo 2. No menu "Downloads", clique em "Pastas de biblioteca";

Pas

... so 3. Com o botão direito do mouse, clique na pasta onde seus jogos são instalados e selecione a opção "Reparar pasta de biblioteca".

6. Limpar o cache de downloads do Steam

Limpar o cache de downloads do Steam pode resolver erros ao baixar e instalar aplicativos. O cache pode estar corrompido e causando erros de gravação na instalação de jogos. Sua limpeza pode ser feita em passos simples, que deletarão todos os dados de configuração armazenados localmente. Desse modo, o programa pode recuperá-los de seus servidores novamente.

Passo 1. No menu "Steam", selecione a opção "Configurações";

Passo 2. Em "Downloads", clique em "Limpar dados de download".

7. Mover a pasta do Steam para outro disco

Caso você tenha mais de um disco ou partição disponível no PC, mova a sua pasta do Steam para um novo local. A ação é uma das alternativas para resolver erro de gravação ou até mesmo ajudá-lo a descobrir se o seu hardware está com problemas. Se essa solução corrigir o erro, verifique a saúde do seu HD, pois é possível que ele esteja com defeito.

Passo 1. Acesse o menu "Steam" e clique em "Configurações". Em seguida, vá para "Downloads" e clique em "Pasta da biblioteca";

Passo 2. Aperte "Adicionar pasta" e selecione outro local/disco. Lembre-se de verificar se há espaço disponível para baixar os jogos.

8. Desativar o antivírus ou adicionar exclusões

Em raras situações, o antivírus ou o próprio firewall do Windows pode impedir a comunicação do Steam com seus servidores, identificando o programa como uma ameaça. Desative-os temporariamente para verificar se o erro desaparece. No entanto, para que você não fique sem proteção no computador, é possível adicionar o Steam como exclusão nos programas de proteção. Veja o passo a passo abaixo.

Passo 1. No menu "Iniciar", digite "Proteção conta vírus e ameaças" e tecle "Enter". O atalho irá direto para as configurações de segurança do Windows;

Passo 2. Em "Configurações de proteção contra vírus e ameaças", selecione a opção "Gerenciar configurações";

Passo 3. Em "Exclusões", selecione "Adicionar ou remover exclusões";

Passo 4. Por fim, aperte o sinal de mais (+) e adicione o arquivo "Steam.exe", localizado na pasta "C:\Program Files (x86)\Steam".

9. Desmarcar a opção de somente leitura

Caso o diretório do Steam esteja marcado como "somente leitura" em seu computador, isso significa que ele está protegido contra gravação – ou seja, não será possível salvar dados. Para solucionar esse problema, verifique se a opção está marcada. Se estiver, desmarque.

Passo 1. Abra o local de instalação do Steam, em "C:\Program Files (x86)\Steam". Clique com o botão direito na pasta e selecione "Propriedades";

Passo 2. Caso esteja marcada, desmarque a opção "Somente leitura".

10. Reinstalar ou entrar em contato com o suporte

Se o problema persistir, desinstale o Steam. Acesse a página de download do TechTudo e faça o download do cliente Steam novamente. Instale-o e verifique se o erro de gravação foi corrigido. Caso não dê certo, não se preocupe: você ainda tem a opção de entrar em contato com o suporte da plataforma, que pode ser acessado por meio deste link (https://help.steampowered.com/pt-br/).

Quais os melhores 10 jogos na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo

Com informações de LifeWire, Drive Easy e Microsoft



>>> Veja o artigo completo no TechTudo