Jogos como Counter-Strike, StarCraft e Street Fighter fizeram sucesso nos anos 90 e 2000. Febre nas lan houses entre os jogadores casuais, os títulos também foram responsáveis pelo desenvolvimento dos esports. De lá para cá, o cenário competitivo cresceu, ganhou prêmios milionários e notoriedade internacional. Algumas dessas franquias, no entanto, fazem sucesso nos torneios até hoje. Veja, a seguir, cinco jogos que marcaram as últimas gerações e ainda estão presentes nos esports.

Counter-Strike

Counter-Strike, uma das franquias FPS mais populares da história, é também uma das mais fortes do cenário competitivo. Os torneios começaram em 2000 com o primeiro CS e perduram até hoje com a versão Global Offensive. De acordo com o site Esports Earnings, o CS:GO é o segundo jogo que mais distribuiu prêmios na história dos esports.

O calendário profissional do CS:GO é formado por vários campeonatos independentes, organizados por empresas como DreamHack, ESL, RFRSH, EPICENTER e StarLadder. Os Majors são os ''Mundiais'' e, consequentemente, os eventos mais importantes do ano. A MIBR é a equipe brasileira mais famosa no mundo e a Astralis é a atual primeira colocada do ranking internacional da HLTV.

Street Fighter

Ryu, Chun-li, Ken, Blanka e outros personagens da franquia Street Fighter fazem sucesso na comunidade gamer desde o final dos anos 80 e começo dos anos 90. O jogo, lançado originalmente em 1987, foi um marco no contexto dos esports por proporcionar competições nos antigos fliperamas e nos primeiros consoles da história.

Com o passar dos anos, os torneios ganharam estrutura, público cativo, premiações mais altas e se tornaram fenômenos globais com atletas de diversas regiões do planeta. Street Fighter V é a atual versão da franquia e marcou presença na última edição da Evolution Championship Series (EVO), evento mais importante de jogos de luta.

Magic: The Gathering

O tradicional card game da Wizards of the Coast, apresentado ao público pela primeira vez em 1993, conta com milhões de jogadores ao redor do mundo. O jogo de cartas foi um sucesso competitivo nos tabuleiros físicos e, a partir de 2019, chegou ao ambiente virtual com a versão digital Magic: The Gathering Arena.

Realizado no final de abril, o Mythic Invitational foi o primeiro grande torneio da nova geração do game. O evento, disputado nos Estados Unidos, distribuiu US$ 1 milhão (cerca de R$ 4 milhões em conversão atual) e reuniu 64 jogadores. Carlos Romão, Paulo Vitor, Lucas Berthoud e Thiago Saporito são um dos principais duelistas brasileiros da modalidade.

StarCraft

StarCraft foi uma das franquias responsáveis pelo crescimento dos esports nos anos 2000. Sua primeira versão foi lançada em 1998 para PC e, desde então, vários campeonatos profissionais têm movimentado atletas, investimentos e audiência. Segundo o site Esports Earnings, a atual edição do jogo, Starcraft 2, foi o quarto game que mais premiou na história dos campeonatos.

O competitivo é dominado pela Coreia do Sul, país que mais faturou títulos até aqui. O World Championship Series: Global Finals, Mundial da categoria, é o evento mais importante da temporada, reunindo os melhores times e jogadores do cenário. Diego "Kelazhur" Schwimer é o grande nome brasileiro de StarCraft atualmente.

Mortal Kombat

Mortal Kombat, icônico game de luta desenvolvido pela Netherealm, também segue firme nos esports. A franquia foi lançada em 1992 e rapidamente se tornou um fenômeno, graças aos seus ''fatalities'' e personagens carismático

... s, como Sub-Zero, Scorpion e Liu Kang. Atualmente, o jogo conta com campeonatos de Mortal Kombat 11, sua versão mais recente.

Summit of Time, primeiro grande evento de MK11, foi disputado recentemente em meados de maio de 2019 e quem levantou a taça foi Dominique "SonicFox" McLean. O norte-americano, a propósito, é considerado o melhor jogador de jogos de luta da história, tendo faturado diversos títulos ao longo da carreira e recebido o prêmio de Melhor Jogador de Esports em 2018.

Via Liquipedia, Esports Earnings e Dot Esports



>>> Veja o artigo completo no TechTudo