A navegação pelo Instagram pode ficar mais fácil e rápida com o aplicativo Atalhos. Disponível para iPhones (iOS) com a versão 12 ou superior do sistema operacional, o app permite criar comandos breves para agilizar atividades como abrir o Safari ou acessar a câmera do celular.

O Atalhos também fornece ações rápidas úteis para o Instagram, como criar memes, baixar Stories ou criar montagens sem muito trabalho por parte do usuário. É possível criar um atalho customizado e acessá-lo a partir do widget Hoje, da pesquisa ou simplesmente pedindo à Siri. Confira na lista a seguir quais comandos configurar no seu iPhone para facilitar sua vida no Instagram.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Faça o download de fotos, vídeos, histórias do Instagram

Baixe e instale o Instasave no seu iPhone e crie um atalho para o app. No Instagram, escolha a foto ou vídeo que deseja salvar e, depois, toque no menu de três pontos para selecionar “Compartilhar” e “Atalhos”. Pressione a opção InstaSave e, após alguns segundos, a foto ou vídeo estará salvo em “Fotos”.

O InstaSave também permite salvar Stories, Destaques, foto do perfil, 12 últimas fotos e vídeos, ou o feed inteiro de algum usuário. Para isso, acesse algum post e toque sobre o menu de três pontos para acessar a opção "Copiar URL do perfil". Então, vá para Atalhos, toque no Instasave e selecione o que você deseja salvar no perfil.

2. Fotos em grade e publicações de várias imagens

Abra o atalho "Split Image Equally" (dividir imagem em partes iguais) e selecione a foto da sua biblioteca. Escolha como você deseja partir: primeiro informe o número de segmentos horizontais e, depois, os verticais. Uma grade de três por três, por exemplo, divide uma foto quadrada em nove recortes diferentes. Para postagens em carrossel, basta selecionar todas as imagens ao mesmo tempo na ordem correta.

3. Criar uma colagem de fotos

O atalho Instagram Grid está disponível na pesquisa da "Galeria" do Atalhos e permite criar uma colagem de fotos. Selecione todas as fotos que deseja em sua colagem e toque "Concluído". A ordem na qual você seleciona suas fotos é como elas aparecerão na montagem.

4. Carregar automaticamente sua foto mais recente

Acesse as configurações de "Siri e Busca" e selecione "Adicionar à Siri" para criar um comando de voz para executar a ação de postar no Instagram. Toque no botão vermelho de gravação para gravar o seu comando de voz, e pressione "Concluído".

Agora você pode usar a Siri para ajudá-lo a publicar a foto mais recente da sua biblioteca de “Fotos”. O atalho não se aplica a vídeos e, quando ativado, pergunta se a postagem é para a "História" ou "Feed". Por fim, conclua o processo de postagem manualmente.

5. Enviar automaticamente sua Live Photo mais recente

É possível executar o atalho "Post Live Photo para Instagram" por meio de comando de voz com a Siri para publicar a última Live Photo da galeria no Instagram. O passo a passo é exatamente o mesmo do item anterior da lista.

6. Coloque o texto acima das fotos para criar memes

O atalho "Texto acima da imagem" permite inserir palavras acima de uma foto para criar um meme sem recorrer a editores de imagem. Toque no atalho e escolha uma foto. Depois, digite seu texto, que pode incluir emoticons, e pressione "OK". Seu meme está pronto.

...

7. Roubar hashtags populares

O Instagram Hashtags permite roubar as hashtags de uma imagem popular para ficar mais próximo de influenciadores de mídias sociais e marcas famosas. Depois de instalar o Instagram Hashtags, vá ao Instagram e encontre a imagem com as hashtags que você deseja roubar. No menu de três pontos no canto superior direito, toque em "Compartilhar para" e selecione "Atalhos".

8. Adicionar mapa em miniaturas a uma foto

Toque no atalho "PhotoMap Thumbnail" (miniatura de mapa) em Atalhos e escolha uma foto da sua biblioteca. O atalho solicitará que você personalize a miniatura do mapa para a foto. Selecione um cabeçalho e um rodapé (escolha entre data, hora, local e texto personalizado), o tamanho do mapa e a localização.

Como ver Instagram privado? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo