Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) é um dos principais jogos competitivos do mundo. Desde que foi lançado, em 2012, o game tem evoluído nos esports e já viu gerações de jogadores dominarem seus torneios. Mas algumas line ups entraram para história do competitivo ao vencerem muitos torneios. É o caso dos jogadores que vestiram as camisas da Ninjas in Pyjamas (NiP), Virtus.Pro (VP), Fnatic, os brasileiros da Luminosity Gaming e SK Gaming, e da Astralis. Veja, a seguir, cinco elencos que marcaram o CS:GO, foram os melhores do mundo e entraram para história do jogo da Valve.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Ninjas in Pyjamas

A NiP fez história e se tornou em um dos maiores nomes do CS:GO. Em 2013, o time venceu vários torneios, entre eles duas DreamHacks (Winter e Bucharest), a Season 1 do Fragbite Masters e a ESL Major Series One, antecessora da icônica ESL: One. As importantes conquistas destacaram os jogadores Christopher "GeT_RiGhT" Alesund, Patrik "f0rest" Lindberg, Adam "friberg" Friberg e "Xizt" Landström. os jogadores defenderam a NiP entre 2012 a 2017, e tornaram-se o quarteto de CS:GO que jogou junto por mais tempo. Em 2020, os atletas foram anunciados como a nova formação da Dignitas, enquanto a NiP também está com um novo elenco.

Virtus.Pro (VP)

A Virtus.Pro foi o time dominante de 2014, com conquistas na ESL Major Series One Katowice, Gfinity G3, Caseking King of Kings. O sucesso do time veio principalmente da dupla Wiktor "TaZ" Wojtas e Jarosław "pashaBiceps" Jarząbkowski, que defendeu a VP entre 2014 e 2018, marcando presença em outras conquistas como a ELEAGUE Season 1 (2016) e a DreamHack Open Bucharest (2016). Vale registrar: a VP foi o time da maioria dos integrantes do Golden Five, icônico grupo de players poloneses que dominou o CS 1.6 entre 2006 e 2008. TaZ integrou a formação original, e pasha o segundo elenco. Atualmente, a VP conta com o ex-elenco da AVANGAR, Pasha é streamer, e TaZ joga pela ARCY.

Fnatic

A Fnatic foi o time dominante de 2015, e entre todas as conquistas, destacam-se os títulos da ESL One: Katowice e Cologne, e as duas primeiras temporadas da Pro League. Do elenco, Freddy "KRIMZ" Johansson, Robin "flusha" Rönnquist e Olof "olofmeister" Kajbjer foram os principais nomes. O trio jogou pelo time entre 2014 e 2016, quando flusha e KRIMZ deixaram a Fnatic e tiveram rápidas passagens pela GODSENT. KRIMZ voltou ainda em 2016, e está no time até hoje. Já flusha voltou em 2017, foi para Cloud9 em 2018, e retornou para Fnatic em 2019. Olof deixou o time em 2017, e está com a FaZe Clan desde então.

Luminosity/SK Gaming

A Luminosity Gaming tornou o Brasil famoso internacionalmente em 2016, com títulos na DreamHack Open Austin, Pro League (Season 3) e o Major de Columbus. Este foi o primeiro Major conquistado pelos brasileiros no CS:GO. Do elenco, Gabriel "FalleN" Toledo, Fernando "fer" Alvarenga, Marcelo "coldzera" David e Epitácio "TACO" de Melo foram os players que mais tempo permaneceram juntos. E eles fizeram história.

O quarteto migrou para SK Gaming, o grande nome de 2017. Na SK, os jogadores conquistaram vários títulos, entre eles a Intel Extreme Masters (IEM) Sydney, ESL One: Cologne e a Season 6 da Pro League. Depois de uma passagem de TACO pela Team Liquid, os jogadores voltaram a atuar juntos na MIBR, mas tiveram uma queda de rendimento com a camisa da org. Cold, eleito duas vezes como melhor jogador do mundo (em 201

... 6 e 2017), deixou o elenco em 2019, e meses depois foi anunciado na FaZe Clan.

Astralis

A Astralis chegou ao topo do CS:GO mundial em 2018, vencendo a maioria dos torneios disputados na temporada. Alguns destaques foram a ESL Pro League 7 e 8, o FACEIT Major: London e a Season 5 da Esports Championship Series (ECS). Em 2019, o time deixou o topo da HLTV ao ver a concorrência da Liquid. Mesmo assim, a org venceu o IEM Katowice e depois voltou a dominar o cenário no segundo semestre do ano, faturando ainda o StarLadder Berlin Major. A receita do sucesso está no quinteto formado por Nicolai "dev1ce" Reedtz, Peter "dupreeh" Rasmussen, Andreas "Xyp9x" Højsleth, Lukas "gla1ve" Rossander e Emil "Magisk" Reif, ex-OpTic Gaming. O último pro player foi contratado no início de 2018, pouco antes do time decolar no cenário.

Como montar um PC gamer barato que rode GTA 5 e CS:GO? Confira no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo