Gerenciar as suas publicações no Facebook agora está mais fácil. A plataforma anunciou uma série medidas adicionais para que as pessoas tenham maior controle sobre sua privacidade. Dentre elas está o redesenho do menu de configurações para celulares e a criação de um novo menu, chamado de “Atalhos de privacidade”.

O gerenciamento de publicações também está mais intuitivo e conta com um filtro que permite encontrar posts antigos e selecionar apenas as publicações nas quais o usuário foi marcado. A seguir, veja o passo a passo de como usar esse novo modo de controlar as postagens na rede social.

Veja como gerenciar suas publicações no Facebook (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Passo 1. Abra o app do Facebook no celular e acesse o menu ao tocar sobre o ícone de três traços horizontais. Toque em “Ver o seu perfil”.

... 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">

Acesse o seu perfil do Facebook (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 2. Role a tela até visualizar uma barra com a opção “Gerenciar publicações”. Toque sobre ela. Você terá acesso às suas publicações. Caso queira remover da linha tempo, excluir uma publicação ou eliminar uma marcação, toque sobre o post correspondente.

Clique em "Gerenciar Publicações" no seu perfil do Facebook (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 3. É possível aplicar uma mesma ação a múltiplas publicações. Para isso, selecione todas as que desejar. O número de publicações escolhidas aparece no topo da página. Para encontrar posts antigos, use a opção “Filtros”.

Acesse os filtros do Gerenciamento de Publicações do Facebook (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 4. Ao abrir as opções de filtro, toque sobre “Ir para”. Um calendário surgirá na tela. Para mudar o mês, basta arrastar o dedo da esquerda para a direita. Encontrado o dia desejado, toque sobre ele. Em seguida, toque em "OK".

Escolha uma data no filtro do Facebook (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 5. Em “Publicado por”, escolha “Você”, “Outros” ou “Qualquer pessoa” para ter acesso a posts de autores específicos.

Escolha quem deve ter feito a publicação no Facebook (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 6. Caso esteja procurando apenas por posts nos quais foi marcado, é só ativar a chave referente ao item “Publicações marcadas”. Escolhidos todos os filtros desejados, confirme em “Concluir”. Caso queira realizar uma ação com alguma publicação, toque sobre ela. Ao selecionar, surgem na tela um menu com três itens, e uma moldura azul.

Selecione o post que deseja gerenciar no Facebook (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 7. Caso queira que uma publicação não apareça mais em sua timeline, mas continue disponível em outros locais, vá em “Ocultar na linha do tempo”. Para confirmar a ação, clique em “Ocultar na linha do tempo”.

É possível ocultar uma imagem de sua linha do tempo no Facebook (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 8. Se quiser excluir a marcação de seu perfil em uma foto ou publicação, toque em “Remover marcações”. Com essa ação, você deixa de ser vinculado ao conteúdo, ou seja, seu nome e link para o perfil deixam de aparecer no post. Confirme a opção em “Remover marcações”.

Também ficou mais fácil remover marcações de posts no Facebook (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Passo 10. Caso deseje deletar de vez algo postado, toque em “Excluir publicação”. Confirme a ação em “Excluir publicações”.

Também é possível excluir publicações no Facebook (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Qual a sua rede social favorita? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo