Os interessados em alta performance gráfica ganharam um presente nesse início de ano. A Samsung anunciou que começou a produzir memórias GDDR5 capazes de atingir 8 gigabits (Gb, e não GB, de gigabytes) de banda. O padrão GDDR5 é o mais adotado para aplicações gráficas de alto desempenho, sendo utilizado em placas gráficas, supercomputadores, notebooks e no PlayStation 4. Na prática, a GDDR5 é um padrão de memória RAM de alta performance que entrega imagens perfeitas com rapidez e economia de energia.

Conheça Curie, o chip do tamanho de um botão lançado pela Intel

Samsung anuncia a produção de memórias de alto desempenho (Foto: Divulgação)

O termo banda significa a largura da corrente de dados que essas novas memórias conseguem estabelecer com os sistemas que habitarem. Segundo a Samsung, cada pino do chip atinge 8 Gb, o que faz das memórias GDDR5 da Samsung quatro vezes mais rápidas do que as DDR3, muito populares em computadores e notebooks.

Cada chip na imagem tem capacidade para 1 GB (gigabyte) e podem atingir, sozinhos, 32 gigabits de velocidade de troca de dados com o restante do sistema. Outro ponto de destaque das memórias da Samsung é o processo de manufatura de 20 nanômetros, que garante um menor consumo de energia.

De acordo com o comunicado da empresa sul-coreana à imprensa, os novos produtos foram desenvolvidos de olho em mercados futuros, que exigirão televisores, além de outros dispositivos com capacidade gráfica, imagens trid

... imensionais de 4k de resolução, ou mais. Além disso, a empresa procura se colocar como fornecedora viável para fabricantes de placas de vídeo, de computadores e servidores, além de outros dispositivos eletrônicos, como consoles de videogame e TVs.

Via Ubergizmo e Samsung Tomorrow



>>> Veja o artigo completo no TechTudo