A Luuna é uma máscara inteligente que tem a proposta de ajudar o usuário a dormir melhor. O acessório traz embutido um eletroencefalograma (EEG) que, além de monitorar a qualidade do sono, consegue identificar o humor ao entrar em contato com a cabeça. Com isso, ela é capaz de adaptar uma música de ninar com a promessa de fazer a pessoa descansar com mais facilidade.

A máscara smart superou a meta de financiamento coletivo no Kickstarter. O dispositivo tem preço a partir de US$ 130 – em torno de R$ 442, sem o valor dos impostos. A fabricante envia para o Brasil sem custo de frete, com a entrega prevista para começar a partir de junho.

A Luuna traz um diferencial curioso: ela quer entender o estado emocional do usuário. Para isso, o aparelho inteligente conta com um EEG, sensor capaz de registrar as atividades elétricas do cérebro. O dispositivo é conectado a um smartphone e, com a ajuda de um chip de inteligência artificial, consegue interpretar o humor da pessoa modificando as canções para dormir.

As mudanças são feitas de forma automática e o app também consegue abaixar o volume do áudio conforme a máscara identifica que o usuário está ficando relaxado. Além das "músicas do cérebro", o aplicativo permite selecionar as próprias faixas e também conta com sons da natureza, como barulho de chuva ou mar.

Luuna traz EEG e muda música conforme atividade cerebral (Foto: Divulgação/Kickstarter)

O aplicativo traz série de ferramentas. Por conta do sensor, a

... Luuna permite monitorar a qualidade do sono de maneira mais detalhada, informando até mesmo quanto tempo o usuário passou em sono profundo, conhecido como REM (movimento rápido dos olhos, na sigla em inglês). O dispositivo também conta com uma função que permite gravar o que foi dito enquanto o usuário estava dormindo. Ao ser ativado, o smartphone passa a registrar o que é falado durante as noites de sono.

A máscara se conecta ao smartphone por Bluetooth e traz bateria com 80 horas de duração. Ela permite ser lavada: basta apenas retirar o EEG antes de entrar em contato com a água. De acordo com a fabricante, a Luuna não impede que o celular seja conectado a uma caixinha Wireless ao mesmo tempo em que está pareado com a máscara.

Luuna traz 80 horas de bateria (Foto: Divulgação/Kickstarter)

A dificuldade de dormir é um problema real para muitas pessoas e tem inspirado invenções que tentam melhorar a qualidade do sono. Desde 2015, uma série de dispositivos do tipo foram em busca de levantar dinheiro por crowdfunding – desde aquelas que amenizam o ronco até as que emitem vibrações.

O que usar para ajudar a dormir? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo