O DNS Benchmark é um programa grátis para Windows que ajuda a escolher o DNS ideal para a sua conexão de Internet. Serviços de DNS aceleram a conexão na web, pois conseguem agilizar a identificação dos IPs de sites acessados e, assim, influenciam na redução do tempo de abertura de páginas. O software analisa os principais servidores e define qual entrega a melhor performance em cada região.

O servidor configurado por padrão na máquina nem sempre é o mais adequado e, por isso, o usuário precisa encontrar sozinho o mais rápido no momento. Veja, a seguir, como descobrir o melhor DNS.

Passo 1. Faça o download e instale o DNS Benchmark no computador. Abra o software e clique na aba “Nameservers”;

Acesse a lista de DNS do programa DNS Benchmark (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Clique em “Run Benchmark” para iniciar o processo de verificação automática de DNS;

... 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">

Inicie a verificação de DNS no programa DNS Benchmark (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. O processo pode demorar alguns minutos para ser feito. O programa irá fazer requisições aos serviços de DNS e medir o tempo de resposta de cada um, além de checar quais têm a base de dados mais atualizada. Acompanhe o progresso na barra superior;

Aguarde a verificação do melhor DNS para sua conexão com o DNS Benchmark (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Ao final, o DNS Benchmark irá mostrar os servidores listados em ordem decrescente de velocidade. Certifique-se de que a opção “Sort Fastest First”, acima da lista, está marcada. Em seguida, copie o endereço do DNS mais rápido na primeira coluna e use nas configurações de DNS do celular ou do computador.

Copie o endereço do melhor DNS exibido pelo DNS Benchmark e use no PC e no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Aproveite as dicas e use o DNS Benchmark para encontrar a melhor conexão de Internet.

Como resolver problemas de redução na velocidade da Internet? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo