A fabricante de antiv?rus e seguran?a online Kaspersky revelou que pelo menos seis HDs de marcas famosas podem conter um software espi?o instalado no dispositivo com segundas inten??es. O an?ncio feito nesta ter?a-feira (17) durante a Kaspersky Security Analyst Summit e indica uma a??o da NSA. O spyware foi detectado em m?quinas de mais de 30 pa?ses, incluindo Ir?, R?ssia, Paquist?o e China.

Hackers roubam milh?es de 100 bancos em mais de 30 pa?ses com malware

HDs de marcas famosas teriam spyware espi?o a mando da NSA, diz ag?ncia (Foto: Wikipedia)

Entre as seis marcas populares de HDs (Discos R?gidos), que integram grande parte dos computadores mundiais, est?o a Western Digital, Seagate, Toshiba, IBM, Micron Technology e Samsung. A Kaspersky indicou a presen?a de uma s?rie de backdoors nessas marcas de HDs, ou seja, ?brechas? de seguran?a que permitem a instala??o de diferentes malwares e o uso da m?quina por acesso remoto.

Para ag?ncia Reuters, Western Digital, Seagate e Micron disseram que n?o tinha conhecimento do spyware. Toshiba e Samsung se recusaram a comentar. A IBM n?o respondeu ao pedido de coment?rio.

Um dos destaques ? que esse spyware foi detectado em computadores de mais de 30 pa?ses, incluindo institui??es de grande import?ncia mundial como centros de governos e militares, companhias de telecomunica??o, bancos, empresas de energia, centros de pesquisas nucleares, centros jornal?sticos e mais.

Apesar da Kaspersky n?o ter mencionado a NSA, Ag?ncia de Seguran?a Nacional dos Estados Unidos, o software integrados dos HDs est? ligado ao Stuxnet ? o malware que atacou instala??es nucleares iranianas que tem como poss?vel fonte a a??o da ag?ncia NSA. Al?m disso, um ex-funcion?rio da NSA confirmou ? ag?ncia Reuters que ?havia desenvolvido a t?cnica de ocultar spywares em discos r?gidos?. A NSA (Ag?ncia de Seguran?a Nacional dos Estados Unidos) se recusou a comentar sobre esse assunto.

Equation Group

A ag?ncia de seguran?a Kaspersky denominou os backdoors em discos r?gidos como ?Equation Group? (O grupo da equa??o, em portugu?s) j? que fazem o uso de algoritmos avan?ados de criptografia. O software malicioso pode e

... star em a??o desde 2001, o que significa que muitas m?quinas podem estar infectadas. O spyware ? instalado nos HDs, sendo iniciado toda vez que o computador ? ligado.

O software permite infectar o mesmo computador diversas vezes, conseguindo o acesso necess?rio ao c?digo-fonte. Segundo os estudos da ag?ncia de seguran?a, os autores do malware buscam infectar principalmente os computadores de ?rg?os de import?ncia mundial, e n?o usu?rios simples.

Via The NextWeb e Kaspersky



>>> Veja o artigo completo no TechTudo