A Xiaomi apresentou um novo acessório que pode tornar qualquer TV “smart”. O Mi TV Bar é uma caixa de som que pode ser acoplada a televisores, dando aos aparelhos acesso à Internet via MIUI TV, o Android da Xiaomi para televisores. Para aparelhos que já possuem o MIUI TV instalado, a Mi TV Bar se torna um caixa de som estéreo com espaço para armazenar dados.

Novo Chromecast ou nova Apple TV: qual media center vale a pena comprar?

A Mi TV Bar conta com memória RAM de 2 GB, processador e placa gráfica de performance intermediária e espaço para até 8 GB de espaço de dados. Embora o hardware não seja de tirar o fôlego, a aposta da Xiaomi é oferecer um modelo diferente de acessório que permita centralizar o entretenimento na sala.

Além de contar com caixa de som, Mi TV Bar faz de qualquer TV uma smart (Foto: Divulgação/Xiaomi)

Para você entender melhor a Mi TV Bar, pense nela como um tipo de Chromecast que permite acesso ao sistema operacional da Xiaomi para televisores e que, de quebra, conta com uma caixa de som de qualidade e uma série de portas USB e HDMI para maior conforto na hora de aproveitar conteúdo digital na TV.

Opção a Apple TV e ao Chromecast

Desenvolvido para funcionar com a recem lançada Mi TV 3, a Mi TV Bar pode ser conectada aos televisores da marca via Mi Port, uma interface proprietária exclusiva dos produtos da Xiami. Quem desejar usar o acessório em outros produtos pode conectá-lo com a ajuda de um adaptador. Com a perspectiva de tornar qualquer monitor smart, o acessório da fabricante chinesa se torna uma opção ao Chromecast e a Apple TV.

As TVs da AOC são compatíveis com o Chromecast? <b>Descubra no Fórum do TechTudo.</b>

Usando o Mi TV Bar, o usuário pode acessar streaming via Internet e consumir aplicativos desenvolvidos para o sistema operacional da Xiaomi para TVs. Outra possibilidade interessante é tirar partido do grande conjunto de portas presentes na caixa: são três HDMI 2.0, uma VGA, uma AV, duas portas USB e uma entrada Ethernet. É possível conectar a Mi TV Bar à rede via Wi-Fi e via cabo.

Upgrades no futuro

Uma perspectiva interessante da Xiaomi no desenvolvimento do Mi TV Bar é a ideia de que, no futuro, os consumidores poderão fazer upgrades do sistema. Segundo a Xiaomi, os custos da placa-mãe onde vão montados processadores, placa de vídeo e memória RAM de uma TV smart podem representar até 20% do custo final do dispositivo. Ao deslocar todo esses compoentes para uma Mi TV Bar, a fabricante pode investir em televisores de resolução 4K com preços consideravelmente menores, ao menos nos mercados em que já atua.

... Xiaomi aposta que consumidores trocarão de Mi TV Bar com o tempo para fazer upgrades em seus televisores (Foto: Divulgação/Xiaomi)

Outro reflexo da Mi TV Bar é que o consumidor pode comprar uma TV 4K por um preço mais baixo e investir em novas Mi TV Bar ao longo dos anos, já que novas versões da caixa de som da Xiaomi terão hardware superior e acesso a outros recursos.

Chega no Brasil?

No momento, a novidade estará confinada ao mercado chinês. Por lá, a Mi TV Bar custa RMB 999 (ou R$ 610, em conversão direta do Yuan ao Real). Embora não exista previsão de que esse produto chegue ao nosso país no momento, vale lembrar que a Xiaomi já tem presença nacional no mercado de smartphones.

Via Xiaomi



>>> Veja o artigo completo no TechTudo