Counter Strike: Global Offensive possui uma mecânica de patentes (ou rankings) para classificar os jogadores de acordo com seu progresso em partidas ranqueadas. Elas servem como parâmetro para definir o nível de habilidades e por isso se tornam o objetivo mais visado do jogo. Apesar de sua importância, pouco se sabe sobre esse sistema, visto que a Valve prefere não revelar detalhes. Por isso, reunimos informações e dados para explicar, de maneira simplificada, como funciona esse mecanismo.

O que são patentes?

As patentes (ranks) são níveis que classificam os jogadores no competitivo. Elas seguem o mesmo modelo de outros e-sports e separam pelo seu desempenho nas partidas online, medindo o número de vitórias em comparação ao de derrotas de cada equipe. Tal sistema serve para criar rivalidade entre times e players, incentivando-os a procurar melhorar habilidades ou tentar investir em estratégias mais elaboradas.

As patentes de CS:GO (Foto: Reprodução/Gaming Tools)

Se você pretende começar no modo competitivo de CS:GO, o primeiro passo é chegar ao level dois em seu perfil para desbloquear as ranqueadas. Você pode fazer isso jogando qualquer um dos outros modos disponíveis como Demolição, modo clássico e outros.

Contudo, o jogador não receberá a patente da noite para o dia. Se você está usando uma conta nova, precisará acumular dez vitórias no competitivo para que o jogo o classifique entre um dos níveis existentes.

Isso isso exigirá um pouco mais de tempo e dedicação. Por mais que você possa jogar quantas partidas quiser, no inicio do modo ranqueado, você estará restrito a apenas duas vitórias por dia. Ou seja, ao vencer duas vezes, não poderá jogar por um determinado tempo.

... mal content-photo">

Counter Strike: Global Offensive (Foto: Divulgação/Steam)

O número de vitórias é acumulativo, mesmo que você perca algumas vezes entre uma partida e outra. Mas, com o tempo de espera, é preciso aguardar alguns dias para receber a patente.

Por mais que isso pareça frustrante inicialmente, o sistema é assim para analisar a performance de maneira mais minuciosa e faz com que os trapaceiros sejam desencorajados a continuar.

Distribuição de pontos

Ser selecionado para uma patente significa que você apresenta o mesmo potencial ou conhecimento que um determinado número de players. O CS:GO conta com 18 patentes na hierarquia em que o “Silver” representa o nível mais baixo e o “Global Elite” o mais alto. Abaixo, confira a lista completa com todas as patente que você pode obter:

  • Silver I (S1)
  • Silver II (S2)
  • Silver III (S3)
  • Silver IV (S4)
  • Silver Elite (SE)
  • Silver Elite Master (SEM)
  • Gold Nova I (GN1)
  • Gold Nova II (GN2)
  • Gold Nova III (GN3)
  • Gold Nova Master (GNM/GN4)
  • Master Guardian I (MG/MG1)
  • Master Guardian II (MG2)
  • Master Guardian Elite (MGE)
  • Distinguished Master Guardian (DMG)
  • Legendary Eagle (LE)
  • Legendary Eagle Master (LEM)
  • Supreme Master First Class (SMFC)
  • The Global Elite (GE)

A parte mais complexa é a classificação e distribuição de pontos durante uma partida. Alguns e-sports utilizam um sistema de Elo ou variações para realizar essa classificação – e acreditava-se que o CS:GO usava o mesmo modelo. Contudo, de acordo com a própria Valve, o game usa uma versão modificada do sistema de Glicko-2.

O que sabemos sobre o sistema?

Infelizmente, essa é uma das poucas informações concretas fornecidas oficialmente. Porém, com esses dados em mãos, alguns usuários do Steam, como o RetriButioN, testaram e desenvolveram guias para explicar e orientar os jogadores em como subir de patente. No entanto, tais informações devem ser analisadas com cautela, visto que não foram confirmadas pela Valve.

Counter Strike: Global Offensive (Foto: Divulgação/Steam)

Ainda assim, usando o sistema Glicko-2 como base, é possível ter uma ideia de que critérios o jogo pode utilizar para determinar a classificação. Ele seleciona a patente atribuindo variações em cima de um número base. Ao invés de classificar o jogador por um número fixo (1000), ele estende a divisão entre dois números (1000-2000) para obter uma separação mais aprimorada. Entretanto, é possível que o sistema inclua uma série de variações. O Glicko-2 é um sistema aberto, mas não se sabe não se sabe quais modificações que ele recebeu para o CS:GO.

O que altera a pontuação?

As informações, até o momento, apontam para critérios que tiveram resultados positivos ao serem testados. Isso inclui, basicamente, o desempenho do jogador como um todo dentro da partida, especialmente seu número de vitórias. Outros fatores como mortes, dano causado, ser o MVP e vencer a partida desativando ou ativando a bomba – dependendo do seu time – se mostraram determinantes na hora da classificação e distribuição de pontos.

Counter Strike: Global Offensive (Foto: Divulgação/Steam)

Vale ressaltar que seu desempenho individual não faz muita diferença se sua equipe estiver perdendo. Parece simples, mas é um fato: você precisa ganhar para obter pontos.

Outro detalhe importante é a diferença entre patentes. As partidas ranqueadas selecionam equipes de 5v5 com ranks mistos com o limite de cinco níveis a mais ou a menos que a do jogador. Aqueles com patente mais alta perdem mais pontos e podem cair na classificação se forem derrotados por níveis mais baixos. O mesmo ocorre ao contrário: os de patente baixa podem subir rapidamente se conseguirem derrotar jogadores experientes de níveis acima do seu.

Como subir de patente?

A maneira mais simples de subir de patente é ter mais vitórias que derrotas. Como citado anteriormente, há uma série de variantes que podem ou não influênciar na pontuação que você receberá após cada partida. Procure jogadores sérios e dispostos a trabalhar em equipe para vencer. Ter um time fixo vai ajudá-lo a manter um padrão de vitórias.

Ficar inativo por um tempo também fará com você perca pontos e até sua patente. Então, a melhor maneira de subir é estar sempre jogando.

Via Steam, Glicko

Qual o melhor FPS grátis online? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo